Está aqui resposta, para aqueles que comemoraram a entrada das bigtech na mineração de Bitcoin:

A TeraWulf acaba de fechar um acordo recorde de US$ 3.2B em títulos com juros de 7,75% para migrar da mineração de Bitcoin para a construção de infraestrutura de IA de ponta.

Aqui está a verdadeira razão pelo recente interesse pelas mineradoras, não querem saber do Bitcoin, apenas querem o knowledge na construção e manutenção de datacenters.

Para os Datacenters, o AI é muito mais lucrativo que o Bitcoin, se estes casos aumentarem, poderá provocar uma baixa no hashrate, mas isto é uma ótima oportunidade para descentralizar a mineração, para uma mineração em escala menor. Com datacenters pequenos e mais mineração individual.

https://x.com/Solix_Trade/status/1979836690995761485

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Muito interessante essa sua inferência de adquirir know-how, nunca me atentei para isso. Mas não concordo necessariamente com a conclusão.

A idéia que sempre tive era a de alternarem a finalidade para IA ou para mineração, dependendo das condições econômicas. Numa espécie de hedge conjuntural, biunívoco.

Só mais um adendo. Essa história de poluir o planeta com o uso de de energia foi às favas (como se diz aí eu acho) ou foi para a cucuia (como se diz aq). Livrar-se dessa pecha DEFINITIVAMENTE já é um bom efeito que a exploração da Ia retirou da mineração do bitcoin.

Pelo que li, a AI chega a ser 50x mais lucrativa que o Bitcoin, no caso TeraWulf era muito apetecível para as bigtech, porque utiliza e tem acesso a energia nuclear.

Como a demanda é tão elevada, só no último investimento da OpenAI, necessita de energia equivalente a 17 reatores nucleares, vai demorar muitos anos para conseguirem aumentar a produção para tanta demanda. Até lá vão "sugar" toda a energia possível, incluído um parte do Bitcoin. Até reatores nucleares que estavam em processo de encerramento, voltaram atras só para o AI.

Em relação à poluição, como nós sabíamos, nunca foi um problema de poluição, era um bode expiatório, eles queriam eram atacar o bitcoin.

Nesses 50x vc n está levando em conta o custo regulatório. Coréia do Norte pode minerar facilmente, mas hospedar datacenters para IA seria outra história. Acho q valeria o msm para um venezuelano voando abaixo do radar da tirania de lá.

Uma outra coisa, mas só é uma impressão. A mineração parece ser tbm mais móvel, mas fácil de ser realocada. Eu n sei de casos de datacenters em contêineres como fazem os mineradores.

Exato. A AI vai ficar mais mega datacenter, enquanto o mining é móvel e não necessita de grande fontes de energia, e pode ser intermitente.