Mauro Vieira ligou para o chanceler da Venezuela depois de ataque dos EUA
" alt="Mauro Vieira ligou para o chanceler da Venezuela depois de ataque dos EUA"/>
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, conversou com seu equivalente da Venezuela, Yván Gil, depois do operação militar dos Estados Unidos deste sábado, 3, que capturou o ditador Nicolás Maduro. Gil falou sobre a conversa com o chanceler brasileiro em publicação no X.
De acordo com Gil, Vieira expressou "enérgica condenação" ao que o regime venezuelano classifica como "inaudito ato de agressão militar criminal contra nosso povo". O ministro da Venezuela aproveitou para agradecer "sinceramente" as manifestações de solidariedade do governo brasileiro.
+ Leia mais notícias do https://revistaoeste.com/mundo
em Oeste
Horas antes da ligação, houve registros de explosões em Caracas e nos Estados de Miranda, Aragua e La Guaira, com relatos de ataques a instalações militares e civis. O regime de Nicolás Maduro denunciou formalmente uma "gravíssima agressão militar" perpetrada pelos Estados Unidos, declarou estado de comoção interior em todo o país e solicitou reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU.
https://twitter.com/yvangil/status/2007419814571323603
Trump confirma captura de Maduro em ofensiva na Venezuela
https://revistaoeste.com/mundo/eua-atacam-a-venezuela-trump-diz-que-maduro-foi-capturado/
, os quais teriam sido retirados do país por via aérea. A ação é interpretada por Caracas como tentativa de mudança de regime e "violação flagrante" da soberania nacional.
A conversa entre os chanceleres reforça o posicionamento do governo Lula em defesa da soberania venezuelana e contra intervenções militares unilaterais na região. O https://www.gov.br/mre/pt-br
convocou uma reunião de emergência convocada em Brasília para avaliar os impactos da operação dos EUA na região.
Países como Cuba, Rússia, Irã, China e Colômbia também condenaram a ação dos EUA.
.