Sim. E esta a exata palavra. Influência. Nenhuma ferramenta por si só é determinante quanto ao seu caráter. Você pode ser extremamente virtuoso sem usar um dinheiro sólido, mas manter princípios que são influenciados por um dinheiro sólido. Nesse cenário, um dinheiro sólido apenas amplificaria o potencial já existente em você. Da mesma forma, não adianta nada ter o dinheiro mais sólido do mundo se sua alma tem uma inclinação maior à depravação do que à retidão de espírito, em outras palavras, não adianta nada ter as riquezas mais sólidas e usar das melhores ferramentas se sua alma é podre e má por natureza. Sua alma corromperá o uso das boas ferramentas.

Nesse quesito, o dinheiro continua sendo amoral, mesmo podendo influenciar suas decisões. Influência ou tendência a algo não é sinônimo de determinância. Algo te influencia e te deixa mais tendencioso à uma determinada ação, mas não anula a probabilidade de exercer o outro caminho se o seu ímpeto pela direção oposta for maior. Para resumir, o espírito do usuário é muito mais determinante para a ação tomada nos meios físicos do que as influências e estímulos das ferramentas usadas. Ou seja, apenas o ser, o indivíduo dotado de capacidade de raciocínio e de alma tem aplicabilidade moral. Não os meios pelos quais este se expressa ou se propaga.

Outro exemplo disso seria uma espada, faca, ou arma. Ela sozinha não mata ninguém. É o ser dotado de vontade que faz a tragédia, salva uma vida ou usa a ferramenta para preparar um delicioso ensopado de javaporco. Portanto, ferramenta nenhuma tem nível de moral, mas o seu portador.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Até aqui concordo com vc, mas e quanto ao Bitcoin? Não é somente ferramenta, nem somente dinheiro, mas um ecossistema com bases ideológicas, foi feito para contrapor outro sistema, e tem raízes em determinadas forma de pensar e foi criado a partir disso. Será que ele não carrega conceito de moral tbm?

Ele não. Mas seu criador sim, e por isso impôs certas propriedades para essa ferramenta. Continua sendo uma ferramenta, apesar de tudo. Você não diz que uma colher carrega a moral de um glutão só porque ela é útil para suas refeições e foi desenhada para comer. Da mesma forma é o Bitcoin. Não é porque ele foi desenhado com bases ideológicas que ele carrega alguma moral em si. Ele pode carregar propriedades lógicas derivadas de certas ideologias, mas a ferramenta em si não pode ser tratada como detentora de uma moral. O Bitcoin não tem sentimentos, decisões, ações e etc. É a mais pura forma de propriedade e uma ferramenta per se. Ferramentas não têm moral. A moral está nos seus usuários.