Inmet emite alerta vermelho no RS por ciclone extratropical

"/>

Nesta sexta-feira, 9, o https://portal.inmet.gov.br/

(Inmet) emitiu um alerta vermelho de "grande perigo" para o oeste do Rio Grande do Sul, em razão da chegada do primeiro ciclone extratropical de 2026. O fenômeno, originado entre o Paraguai e a Argentina, deverá impactar fortemente o clima da Região Sul do país nos próximos dias.

O restante do território gaúcho está sob alerta laranja, que indica "perigo". Segundo o Inmet, o alerta vermelho permanece válido até 23h59 desta sexta. A previsão é de chuvas superiores a 100 mm, ventos que podem ultrapassar 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/brasil

em Oeste

O órgão alerta ainda para alto risco de danos a estruturas e lavouras, interrupção no fornecimento de energia, alagamentos e quedas de árvores. A recomendação do Inmet é para que moradores desliguem aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em caso de tempestades severas.

De acordo com o Climatempo, este é o primeiro ciclone extratropical a atuar no Brasil em 2026. O fenômeno deve se consolidar na madrugada deste sábado, 10, e seguir para leste, cruzando o extremo-sul do Rio Grande do Sul antes de alcançar o Oceano Atlântico na segunda-feira 12. Neste dia, seus efeitos diminuirão no país.

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-304/o-tempo-do-smartwatch/

, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 304 da Revista Oeste

Além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná também podem registrar tempestades, porém com menor intensidade. Para esses Estados, o Inmet prevê chuvas de até 50 mm por dia e ventos entre 40 e 60 km/h, com baixo risco de alagamentos, quedas de árvores e interrupção de energia. Áreas do sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul também estão sob alerta, por causa de instabilidade.

Inmet emite alertas para outras regiões do Brasil

Alerta amarelo do Inmet | Foto: Reprodução/Internet

Além das áreas já citadas, o Mato Grosso, o sul de Goiás, o norte do Tocantins, o centro-sul do Pará, Rondônia, Acre e boa parte do Amazonas devem enfrentar chuvas intensas. O Inmet emitiu um alerta amarelo, de "perigo potencial", para essas regiões. O mesmo vale para parte do litoral da Bahia (mapa abaixo).

Litoral baiano deve enfrentar chuvas | Foto: Reprodução/Inmet

Para essas regiões, o Inmet espera chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos, de 40 a 60 km/h. Há, ainda, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

https://www.youtube.com/watch?v=CWiphSfHxYM

O post https://revistaoeste.com/brasil/inmet-emite-alerta-vermelho-no-rs-por-ciclone-extratropical/

.

https://revistaoeste.com/brasil/inmet-emite-alerta-vermelho-no-rs-por-ciclone-extratropical/

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.