SOBRE O DIA 31 DE OUTUBRO

Sinceramente, vejo poucos motivos para comemorar. Grande parte dos evangélicos BR não sabem nem 5% de Teologia da Reforma, muitos ainda possuem uma mentalidade Católica Romana, fora os Neo-pentecostais que são uma piada.

No Século XVI um monge agostiniano se indignou porque a Igreja Católica Romana estava cobrando pedágio para que os fiéis tivessem um terreno no céu.

Hoje temos Silas Malafaia pedindo mensalidade de aluguel dos fiéis na TV aberta e Edir Macedo literalmente pedindo que os membros da IURD doem suas posses à Igreja antes de morrer....

Não vejo lógica em comemorar esta data, como costumam fazer por aí. Vestir criança de Luterinho e postar sobre os 5 Solas. Uma vez que grande parte dos Protestantes/Evangélicos ignoram ou desconhecem o legado da Reforma Teológica ocorrida na Igreja da Idade Média: O Ensino Fiel das Escrituras (Sola Scriptura) e a certeza da salvação (Sola Fide).

Além disso, ouso dizer que muitos não são de fato Evangélicos por definirem de forma errada o Solus Christus, que ao meu ver, é o Sola que evidencia a diferença entre um Evangélico Reformado (Calvinista) e um Católico Romano (Papista).

Portanto, a verdadeira Igreja Reformada continua se Reformando. Muitas Igrejas Evangélicas abandonaram a Reforma para mergulhar no Liberalismo Teológico ou coisa pior.

Não há reconciliação entre Roma e Genebra.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

A reconciliação de todos os cristãos em uma única igreja ultrapassa a nossa capacidade de diálogo, entendimento e organização.

A crítica sobre o mergulho no liberalismo que vc faz a muitas igrejas reformadas também pode ser feitas a muitos católicos.

Ultimamente tenho tido muito contato com autores ortodoxos. Estou lendo um livro de um monge ortodoxo chamado Seraphin Rose e percebendo uma visão diferente da história da Igreja.

Devemos aceitar os infortúnios da nossa condição humana e de tudo aquilo que podemos causar.

Divisões, conspirações, heresias, apostasias, traições, perseguições, tudo pode acontecer.

A promessa foi de que as portas do inferno não prevalecerão sobre a igreja de Cristo. No fim só resta-nos ter fé e esperança.

Eita! Mas desde esse ponto de vista praticamente só tem coisa ruim, hem! 😶

Tenho uma visão pessimista em relação à situação atual da Igreja evangélica brasileira.

Tem muita tosqueira, mas tem coisas promissoras (a meu ver). Pra listar algumas: The Invisible College (embora ache frescagem esse nome em inglês), Vitral Podcast, L'abri Brasil, Associação Cristã pela Ciência, FEFICC. Não endosso tudo, mas apontam caminhos.

Fora isso, se não me engano, o V. Cheung é posmilenista. Vamos nos animar aê, mano. 😅

Verdade, Cheung é pós hehe. Conheço o Invisible College. É uma boa tentativa do Pedro Dulci.

Ah, tem o Fabrício Tavares de Moraes. É um dos editores da Editora Monergismo. Sujeito discreto mas eruditíssimo.

https://open.substack.com/pub/fabrciotavaresdemoraes

Poxa! Esse «editores da Editora» soou bem cacofônico, né? Vai ficar assim mesmo.😂