Se isso for verdade, esse argumento não vale também para chaves privadas do bitcoin?
Discussion
O que eu estou pensando é o seguinte. Poucas pessoas utilizam boas práticas de segurança de chave e basicamente copiam e colam a chave em vários aplicativos e sites experimentais e estes podem ser em algum momento atacados.
Eu mesmo já tive momentos com pressa que queria experimentar algum tipo de serviço novo e acabei colocando minha chave privada lá para ver o que acontecia... o que não é adequado ideal seria usar Amber por exemplo.
Então eu considero a minha experiência por aqui algo bastante temporário e sei que algum momento eu vou ter que migrar de chave.
Até mesmo o fato de eu publicamente escrever esta mensagem aqui é uma maneira de eu me resguardar para o inevitável momento que a minha chave ficará comprometida e alguma pessoa maliciosa ou algum bot vai ficar publicando coisas inadequadas sob minha chave. Pelo menos agora já deixei registrado 😁
Isto são problemas que foram resolvidos há 30 anos atrás (sem ironia): https://openpgp-ca.org/doc/keys-revocation/
Ainda nos falta alcançar o patamar em que temos um mecanismo para revogar chaves aqui no NOSTR, embora isto já exista em prática na PGP.
Esta consciência de presença efêmera em uma conta específica no Nostr é importante.
Não necessariamente. As chaves privadas no Nostr são necessárias para publicar. No Bitcoin só assinamos para pagar, mas off-line.
Eu acho que nesse caso é diferente pq a maioria das pessoas acabam colocando as suas chaves do Nostr em vários apps/sites diferentes ao invés de usar apenas um assinador.