Alguém aqui tem alguma técnica para obter insights mais profundos? Tipo... Para enxergar de forma mais clara onde está e para onde precisa ir.

Preciso desatar algumas teias complexas de ideias na minha cabeça, mas de forma não tão intelectual... Mas mais 'subjetiva'.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Caminha em algum lugar isolado, e vai observando os arredores enquanto pensa sobre o assunto. Comigo funciona.

No meu caso não é uma ideia específica, é mais sobre uma sensação... Por isso que falei sobre ser algo menos intelectual.

Andar é enquanto penso já é uma coisa que eu uso, mas não parece servir para esse caso.

Uma vez o «Filósofo de Varginha» indicou isso. Não sei se é o que você procura:

«As Ferramentas Intelectuais dos Gênios - 40 Princípios que o tornarão mais inteligente e o ensinarão a pensar como um gênio» (I. C. Robledo)

Deve ter nos Z-library da vida um epub ou pdf

Obrigado pela recomendação, mas o que eu sinto agora é mais como um conjunto de dilemas internos bem mais subjetivos, então estou evitando mergulhar em mais informações e mais lógicas até desembaraçar as coisas que estão na outra esfera, senão eu terei só mais outra e outra linha de pensamentos para gerir...

Se fosse turbilhão mental (brainstorm) diria para escrever no papel as ideias que aparece depois ir fazendo um organograma ou ligando essas odeias para escrever um resumo, depois aprofundar o resumo. Tem também a técnica do 5WH pesquisa no https://searx.space/ mas como é uma sensação fica difícil dizer. Que sensação é essa amigo?

Estou fazendo uma escrita dinâmica seguindo o flow da coisa e parece estar dando alguns sinais iniciais de solução, vou ver até onde vai...

Até agora venho percebendo que estamos todos imersos em valores fundamentais que vem de outras pessoas e que absorvemos isso sem nem termos concordarmos, mas esses valores podem nos colocar contra nós mesmos ou em loop de comportamento, sem que a gente perceba.

Rezar e pedir a Deus.

A maior parte das pessoas do Brasil e do mundo fazem isso, mas, em geral, não me parece que com isso elas mudam de visão sobre si e sobre o que devem fazer...

Vejo agirem pelo caminho contrário.

Rezar e não agir é uma forma de blasfêmia, pois é querer que Deus faça o que cabe a você realizar. Reze com fé, peça com determinação, tenha coragem e siga em frente.