STF tem maioria para condenar a 17 anos de prisão homem que furtou bola de Neymar
A https://revistaoeste.com/tag/supremo-tribunal-federal-stf/
formou maioria para condenar Nelson Ribeiro Fonseca Júnior a 17 anos de prisão. Ele participou da invasão às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 e furtou uma bola autografada pelo jogador Neymar Júnior, então exposta na Câmara dos Deputados.
O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, determinou a condenação pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado, associação criminosa armada e furto qualificado.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
Além da prisão, o magistrado impôs multa de R$ 50 mil e, em conjunto com outros réus, o pagamento de R$ 30 milhões por danos morais coletivos.
Durante os atos de 2023, Nelson se apossou da bola autografada pelo jogador Neymar, alegando que apenas queria protegê-la. Depois de voltar a Sorocaba, no interior do Estado de São Paulo, ele procurou a Polícia Militar e entregou o objeto.
https://www.youtube.com/watch?v=8-IEJqK--4o
A entrega ocorreu quatro dias depois, em 28 de janeiro, e foi repassada à https://www.gov.br/pf/pt-br
. O item foi devolvido à Câmara em fevereiro. Nelson passou a responder como réu em março e permanece preso preventivamente desde então.
STF diverge sobre o tempo da pena
Os ministros Flávio Dino e Cármen Lúcia acompanharam o voto do relator. Cristiano Zanin também votou pela condenação. Contudo, o magistrado sugeriu pena de 15 anos, dois a menos que Moraes. Luiz Fux, por sua vez, ainda não se manifestou.
+ Leia também: https://revistaoeste.com/politica/imprensa-internacional-repercute-decisao-do-stf-sobre-redes-sociais/
O julgamento ocorre em plenário virtual, formato no qual os ministros apenas registram seus votos no sistema eletrônico, sem debates entre os membros da Corte. A votação termina nesta sexta-feira, 27.
+ https://revistaoeste.com/politica/barroso-gasta-mais-de-900-mil-em-viagens-com-jatinhos-da-fab/
O post https://revistaoeste.com/politica/stf-tem-maioria-para-condenar-homem-que-furtou-bola-de-neymar/
.
https://revistaoeste.com/politica/stf-tem-maioria-para-condenar-homem-que-furtou-bola-de-neymar/