QUARTA-FEIRA DA OITAVA DE CORPUS CHRISTI

A Eucaristia perdoa os pecados veniais

Neste sacramento podem considerar-se duas coisas: o sacramento mesmo e a coisa do sacramento. E de uma e outra resulta que este sacramento tem virtude para perdoar os pecados veniais.

Porque este sacramento se toma sob a espécie de manjar nutritivo; e a nutrição do manjar é necessária ao corpo para reparar o que diariamente perde pela ação do calor natural. Sob o conceito espiritual há em nós uma perda diária, que resulta do calor da concupiscência por meio dos pecados veniais, que diminuem o fervor da caridade. E assim, compete a este sacramento perdoar os pecados veniais; pelo que diz Santo Ambrósio que "este pão cotidiano se toma para remédio da debilidade cotidiana",³⁵

A coisa, porém, deste sacramento é a caridade (não somente enquanto hábito, senão também enquanto ao ato), que é excitada neste sacramento, pelo qual são apagados os pecados veniais. Logo, é evidente que por virtude deste sacramento se perdoam os pecados veniais.

Mesmo quando os pecados veniais não sejam contrários à caridade, considerada quanto ao hábito, a contrariam, no entanto, quanto ao fervor do ato, que é excitado por este sacramento, em razão do qual são apagados os pecados veniais.

-S. Th., IIIª, q. 69, a. 4

Em virtude deste sacramento se verifica certa transformação do homem em Cristo, pelo amor; e este é o efeito próprio deste sacramento. E como pelo fervor da caridade se perdoam os pecados veniais, porque lhe são contrários; segue-se que pela virtude deste sacramento são destruídos os pecados veniais.

Ademais, o fervor da devoção pode ser tão grande que destrua todos os pecados veniais. Pois não há inconveniente em que em um momento esteja o homem livre de todo pecado venial; ainda que isto não possa durar muito tempo por causa da dificuldade de evitar os pecados veniais. Nem tampouco é necessário que sempre destrua os pecados veniais, senão que o faz segundo a medida da devoção; porque não é seu efeito imediato a destruição dos veniais, senão uma conseqüência.

-4, Dist. 12, q. 2

________

Rodapé

³⁵ De Sacramenti, 1. V, c. 4.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.