Mais um movimento reacionário sem bases ideológicas bem definidas?!

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

(O gráfico tem alguns erros, mas é útil pra passar os conceitos que eu quero mostrar) (sim, é um TEXTÃO de novo 🥴, foi mal)

Alí há três pontas que representam espectros políticos, onde tem linhas pontilhadas é a política mainstream. A esquerda tem uma ponta e a direita se parte em duas vertentes.

O que divide a esquerda da direita, no gráfico, é a igualdade (comunismo) / ou competitividade entre as pessoas (mérito): a esquerda acredita em igualdade e a direita rejeita ideias de igualdade, abraçando a lógica competitiva do mundo desigual onde existe o mérito da conquista.

O que divide os dois tipos de direita é o individualismo / ou absolutismo:

- A vertente individualista (a direita convencional), abrange linhas ideol conservadoras patrióticas, liberais classicas, até o anarco-capitalismo, que é uma anarquia competitiva.

- A vertente absolutista (a direita aristocrática), abrange as linhas ideológicas como o fascismo, as monarquias tradicionais e o Czarismo, que é puramente autocrático.

- A direita individualista, muitas vezes, não tem os mesmos objetivos da direita absolutista, algumas vezes são objetivos opostos. Por isso os fascistas se consideram de direita apesar de serem contra o liberalismo da direita convencional.

O mainstream:

O mainstream ideológico, como todos sabem, é a visão política popular. Ele não é fixo e pode mudar de posição conforme a cultura e a época de determinada sociedade, atualmente o mainstream brasileiro está mais voltado para os socialistas / progresistas e liberais / conservadores.