Por que?
Discussion
Porque se duas pessoas se desentenderem, alguém alheio precisa intervir e julgar as partes para encerrar a questão.
Da mesma forma, se for preciso montar uma brigada ou exército para proteção das pessoas e defesa do território, não vai ser através de um meio privado que isso vai acontecer.
E o juiz precisa ser estatal por quê? Se a cada relacao estabelecida vc colocar um colateral, basta um árbitro.
O Bigode deu a volta na Suíça pq cada casa tinha um fuzil.
O seguro de imóveis, ou a associação ao condomínio pode cobrar uma assinatura ao serviço de apagamento de incêndios.
Se morar em casa e não assinar, deixa queimar.
Aí já deixou de ser vida em sociedade.
Discordo, acho que haveria uma explosão de caridade.
Pq kk
Pq a definição de sociedade exige colaboração mútua para o convívio dos participantes nos locais comuns.
Se o vizinho tá em chamas e ninguém liga, é o mesmo que as cenas da Europa onde alguém tá espancando outro e todo mundo passa ao lado e ignora, finge que não vê. A sociedade aí já ruiu, são só pessoas isoladas, vivendo separadas apesar de no mesmo lugar.
Eu tenho um contrato social em que as partes são proibidas de resolver conflitos na justiça e devem buscar mediação em uma comarca determinada em um dos itens contratuais. É um mecanismo possível.
Meu mano vc acha que as nações antigas defendiam os seus territórios com soldados pré-alistados aos 18 anos e, em caso de guerra, todos homens eram obrigados à lutar?
Não, esse é o modelo atual de defesa de Estado, que falei que é uma desgraça.
Entendi. Mas é que essas coisas sempre aconteceram de uma forma espontânea. Geralmente quem resolvia as coisas de família eram os pais e avós, um padre tbm poderia resolver, etc. Já em questões de guerras ou revoluções, eu olho para o México e como eles resistiram ao estado por lá. Isso levando em conta que armas do estado x cidadão tinham um equilíbrio. Mas imagine como seria hoje ? Seria um massacre!