Eu prefiro ouro do que prata. Nada naquele protocolo me chamou atenção a ponto de comparação com a prata. A prata não tem um supply infinito igual aquele protocolo.
Mas cada um é cada um. Eu fico no original. No único escasso.
dps da conversa com nostr:npub14a6q6xvt4wuv0wpdpfr336e4fweldtu6np3ehpw55h83xuw2h2zsgyz6rn comecei a estudar sobre XMR para ver qual é dessa parada. Comecei a ver bitcoin e monero como ouro e prata.
Eu prefiro ouro do que prata. Nada naquele protocolo me chamou atenção a ponto de comparação com a prata. A prata não tem um supply infinito igual aquele protocolo.
Mas cada um é cada um. Eu fico no original. No único escasso.
vou estudar monero mas o q ainda me afasta é justamente esse supply infinito, pq me faz lembrar a impressão de fiat, daí o valor tende a estacionar ou cair com o tempo, lembra inflação. Mas conhecimento nunca é demais.
Eu não sou contra. Eu estou estudando DeFi, Liquid network. O problema é querer dizer que shitcoins são superiores ao bitcoin.
Além de exigir um custodiante, o problema do Liquid é que ele apenas esconde quantidades. Você ainda pode ver o remetente e o destinatário, portanto é rastreável. Ele também tem quase 0 anonimato definido porque ninguém o usa.
Monero esconde completamente valores e destinatários com “confidential transactions” e “stealth addresses”. Os remetentes são ofuscados por "ring signatures". E ainda possui proteção de nível de rede de origem IP padrão por causa do "Dandelion++" para que você não saiba o endereço IP do gastador.
Quando você vê uma única transação em um bloco no Liquid, que nem é de um usuário, é coinbase:
Como o Monero tem “ring signatures” e você não sabe quem é o verdadeiro gastador, você deve multiplicar cada transação por 16 (15 iscas + 1 gastador real):
Sim, apenas estude, mesmo que seja apenas para conhecer mais o seu inimigo e ter críticas válidas.
A grande diferença da moeda fiduciária é que a emissão de Monero é pequena, descentralizada e previsível. O Bitcoin ainda é melhor na escassez, mas o Monero é muito melhor do que a moeda fiduciária.
Se a oferta infinita te preocupa, não use Monero para economizar, apenas use para gastar, Bitcoin para economizar, e o problema estará resolvido.
Nunca faço promessas sobre preços através da especulação. Tudo o que sei é que é melhor gastar Monero porque é privado, barato e sem permissão.
Ironicamente, o ouro e a prata são virtualmente infinitos. Mesmo que terminemos de minerar completamente o nosso planeta, existe um universo virtualmente infinito que ainda tem sempre mais. Tudo o que nos limita é o tempo, a tecnologia e o lucro.
Não só isso, mas ao contrário do Bitcoin, o ouro é privado, fungível, a oferta circulante não pode ser conhecida com exatidão e é basicamente infinita, assim como o Monero.