Está cada vez mais fácil, barato e rentável ensinar máquinas a executar funções e as manter executando, que ensinar pessoas e as manter...

Principalmente para atividades mais repetitivas.

Chegará um momento em que a maior parte dos profissionais, até para trabalhos mais físicos ou mais intelectuais, serão de fato substituídos por IAs.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Real... seria uma maravilha se soubéssemos como sociedade desfrutar desse progresso tecnológico sem subjugar a dignidade humana.

A dignidade humana não existe nem antes dessas IAs, muitas pessoas hoje já tem mais empatia com produtos, serviços, máquinas e animais que com outras pessoas...

Tem "gente" que fala, que em um desastre salvaria os animais coitados, e não as pessoas, pois elas tem mais é que se lascar.

Tem de tudo nesse mundão a fora. Seres humanos de toda “qualidade e espécie”. O problema a meu ver são as generalizações. Tem indivíduo que eu olho e sinto profundo desprezo, não nego.

Concordo. O problema é muito mais complexo e inerente à própria existência. Não haverá uma solução mágica que sirva a todos. É mais uma veleidade do ideal, porém ciente que chega a ser utópico.

Eu concordo com isso, tive ideia até de fazer texto sobre, ao meu ver 90% dos empregos deixarão de existir

Sim... E inclusive vou postar um exemplo sobre isso.

Já está tudo se encaminhando, até para substitituir as "profissões do futuro".

Veja bem, para atividades:

- com processos muito bem definidos

- que sejam executados de maneira mecânica repetitiva

- intelectualmente delimitados dentro de uma análise prévia e que não necessita adaptabilidade

SIM, IA vai substituir.

Agora, todas demais atividades que exijam criatividade ou adaptabilidade a IA está a anos-luz de sequer tentar fazer ...

Mas se olhar bem, até profissionais bem especializados se comportam de forma mecânica e bem restrita hoje em dia...

Médicos que mal olham para a cara do cliente, e só pedem exames ou prescrevem medicamentos.

Psicólogos que só repetem as mesmas respostas e soluções para o cliente, ou que só fazem escutar e anotar.

Engenheiros que só estão lá para assinar os projetos ou fingir que vistoriam as obras...

No Brasil, principalmente, o que mais tem são profissionais assim.

E as pessoas no geral não se importam tanto assim com a "criatividade", é só olhar para como muitos produtos atuais estão se tornando cada vez mais básicos e sem grandes diferenciais.

Sim sim, eu concordo com isso, tudo que possa ser fechado dentro de processos bem definidos será substituído...

Hoje muita coisa ainda não foi dominada pela IA pq regulametações estatais impedem. ( não estou defendendo) . A culpa não é da IA. É da nossa educação que parou no período industrial. Todo nosso sistema educacional é feito pra criança adotar uma forma de vivência de chão de fábrica ou escritório. Quando chegam na faculdade também podam o criativo através da influência e do lobby que tem lá dentro. Na faculdade o cara aprende a pensar como um servidor público. Fora da área de TI, você vê que as pessoas mal sabem usar um chatgpt e até na nossa área muita gente que diz que não funciona realmente não aprendeu a interagir de fato. Quando vou programar hoje eu vejo por exemplo como mal digito. Começo a criar um método e o autocomplete é tão avançado que praticamente adivinha como eu iria desenvolver aquele código baseado no meu padrão. Algumas teclas e alguns TABS e está feito. Revisa o meu código e quando eu travaria em algo facilmente chego numa solução usando alguma ia. Não tem como negar que muitos empregos vão deixar de existir ou desvalorizar. Foi assim com tudo na nossa área. No ínicio se o cara entendia de rede e hardware ou se sabia montar uma página na internet , tava ganhando dinheiro. Hoje tem 50 pessoas próximas a você que fariam por preços cada vez menores. As coisas que sobram são muito avançadas e de risco e o valor pago em geral não compensa o risco. Fora toda burocracia inútil como LGDP e outras que estão ali pra te extorquir tempo e dinheiro. O fato é que governos e corporações tem segurado alguns avanços em IA não pq querem manter empregos, mas porque uma IA livre ajudaria as pessoas a resolverem problemas sem depender de algum atravessador ou do estado. Esses dias tive que analisar um contrato de outra empresa de software que me impediria de trabalhar para o meu contratante, pedi pro chatgpt analisar o contrato e também pedi pro escritório de advocacia da empresa fazer o mesmo. Em 1 minuto eu tinha no chatgpt toda uma análise detalhada cruzando a nossas legislações. O advogado 2 dias depois, e tive uma resposta muito similar. ( será que não usou o chatgpt também ?) . Acho que hoje é um bom investimento montar e treinar seu próprio gpt tirando barreiras de respostas que a versão online tem.( pra evitar processos) .

Penso que já devem estar usando IA pra projetar processadores , placas etc. Em paralelo a isso vejo que empregos que exigem mão de obra e força ainda seguem valorizados porque o custo dos robôs ainda é mais caro que a mão de obra e a tendência é se manter assim com cada vez mais mão de obra disponível e desesperada pra ganhar qualquer salário. Vai ser cada vez mais fácil cair pra base da pirâmide. ( Eu cai). Mas acho engraçado socialistas serem contra a IA já que ela é a possibilidade real da utopia socialista de um anarcosocialismo.

Discordo em pontos, mas a maioria dos empregos serão mesmo substituídos por alguns IAs.