Vc já ouviu algo de The Smiths, The Cure, The Cult, Velvet Undreground e Lou Reed? São artistas que têm uma pegada mais sombria e introspectiva nas músicas. Era o que eu ouvia, pois não tinha dark wave.
Discussion
The Smiths e The Cure sim, e gosto muito. Não conheço essas outras 3.
Velvet eu acho muito experimental. Não sou fã. Eles têm uma pegada mais artística, alternativa, muito pedante, que nunca me agradou.
Nesse estilo introspectivo vocês vão gostar do Joy Division: introspecção num nível mais sombrio e minimalista post-punk, tendendo ao goth-punk, goth-rock.
E como uma mesma banda muda da agua pro vinho com a saida de um unico membro: com a morte do Ian Curtis a mesma banda, mudou o nome pra New Order, seguiu para o lado oposto synthpop e dance music eletronica, praticamente criando a "house music" que fez sucesso nos anos 80 e 90.
BTW, new order é bom pra caralho também. Só é outro estilo, mais dançante.
New order é bom demais. Tocava bastante em matinê. Por aí já denuncio minha idade. 😂
E tinha uma menina que eu era apaixonadinho e que frequentava a matinê da Over também. E um dia ela estava lá beijando um sujeito deplorável enquanto tocava "bizarre love triangle".
Lembro que eu senti um aperto no peito. Uma dor física mesmo. Foi a primeira vez que quebrei o coração. Nem vacina de covid fez tanto estrago kkkk
Durante um bom tempo não consegui ouvir esta música.
Joy Division eu acho chatão. Nem a sonoridade me agrada, por ser muito sombria, além de eu não gostar do Ian Curtis. New order é outra coisa, muito melhor e mais relevante. Sim, eles criaram um estilo musical novo.
O álbum do Velvet também é chatão. E tem defeitos de produção que nunca foram corrigidos, acho que de forma intencional. Mas eu gosto por causa das letras. Lou Reed era um ótimo compositor.
Uma banda que acha que equilibrou bem o estilo entre pop, dark, comercial e experimental foi Echo and the Bunnymen.
Eu tinha uma camiseta escrito "Ian Curtis não morreu" então já dá pra saber meu gosto nessa história :-D (pior que eu adorava New Order também, hoje não curto tanto nenhum dos dois, ach qoue envelheceram mal musicalmente)
PS. Eu tinha outra escrito "Ian Curtis Já Morreu, quem manda aqui sou eu" também... As duas eu levei pra um amigo que fazia silkscreen silkar pra mim. (silkar camisa ach oque entrega idade também, né?)
E Lou reed é meio farofa demais, não? (comercial demais, pouco alternativo/rebelde/esquisito)
Tem coisa comercial como "satellite of love", mas tem álbuns bons, como este ao vivo em que ele entra no palco embriagado.
No meio da música ele diz "fuck Barbra Streisand" e eu sempre rio. Melhor versão desta música:
Só conheço os 2 primeiros, vou dar uma ouvida nesses outros aí