Paulo ensina que Deus instituiu Pastores e Mestres para que os membros do Corpo de Cristo cresçam em Conhecimento e para que possam alcançar a maturidade espiritual de Cristo (Efesios 4:11-13).
E o autor de Hebreus diz que é necessário crescer em conhecimento e avançar do "leite" espiritual para o "alimento sólido" (Hebreus 5: 12 a 14)..
NVI (Nova Versão Internacional):
> "Pois, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Quem se alimenta de leite ainda é criança e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal."
Nesta passagem, o autor de Hebreus utiliza a metáfora do alimento para ilustrar a maturidade espiritual:
* Leite: Representa os ensinamentos básicos e fundamentais da fé cristã. São as primeiras lições que um novo crente aprende.
* Alimento Sólido: Simboliza os ensinamentos mais profundos e complexos da Palavra de Deus. Requer um maior entendimento e discernimento espiritual para ser compreendido.
A exortação do autor é para que os seus leitores avancem em seu conhecimento e prática da fé, não permanecendo estagnados nos conceitos iniciais, mas buscando a maturidade que os capacita a compreender e a aplicar as verdades mais profundas do evangelho no seu dia a dia.
Ao olharmos para o meio Evangélico Brasileiro percebemos que não há o hábito da leitura diária da Bíblia. Há poucas Escolas Cristãs Confessionais. Praticamente não há Escolas de Apologética. O que vemos é um crescente interesse por prosperidade financeira nas Igrejas e eventos atrativos como peças de teatro e afins.
A Igreja cresce espiritualmente quando há exposição fiel da Palavra de Deus. Se a Bíblia não está sendo pregada, as ovelhas não estão sendo alimentadas e os Pastores não estão cumprindo o dever deles, que é ensinar.
Fora isso, a crítica de Gordon Clark se direciona às Comunidades de Fé que intensionalmente ignoram o Conhecimento de Deus. Igrejas que são contra o Estudo da Bíblia, onde seus Líderes não fazem Seminário Teológico e que oprimem os fiéis que buscam por capacitação.