Entendo. Minha impressão é que isso a que chamam de anti-intelectualismo é uma resposta inadequada (fique claro) de certa parcela dos cristãos a alguns pastores/teólogos cujo ensinamento redundou em incredulidade, tais como o liberalismo teológico ou o cessacionismo mais estrito.
Discussion
Mas eu já defini anti-intelectialismo no meio Cristão. E é um problema porque Fé é Conhecimento. O Evangelho é uma mensagem proposicional (verbal). E Igrejas que priorizam experiências ao invés do Ensino Fiel da Palavra evidenciam esse problema.
De fato, há outro problema que surge no final do Século XIX, que é quando o Iluminismo começa a influenciar a Ortodoxia Reformada, resultando no anti-sobrenaturalismo e no Liberalismo Teológico.
Entretanto, a rejeição a um tipo de Racionalismo Bíblico não foi uma resposta aos Teólogos Liberais. E sim a negligência de algumas Igrejas que se afastaram da Teologia da Reforma (Neopentecostais e Seitas que negam a Revelação Proposicional das Escrituras)..
Como comenta Vincent Cheung:
"A fé cristã é um sistema coerente e abrangente. Uma vez que alguém o afirme como um sistema, e não como uma coletânea de idéias desconexas, também perceberá a capacidade dele de se interpretar, defender e consolidar. A Bíblia diz que Deus tornou Jesus Cristo nossa sabedoria, justiça e santificação. Cristo é vitorioso na esfera intelectual, e ele é a resposta para tudo. Podemos confiar nele, e confiar para enfrentar o mundo por ele."
Entendo seu ponto de vista. É uma escola importante, mas nem sei se os próprios aderentes levam muito à sério.
Levam a sério. Mas são poucos.