mesmo sendo um bitcoiner maximalista, li aqui mesmo no #nostr muita gente falando sobre #monero

dei uma boa pesquisada e de início achei bem interessante

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Eu não consegui achar o white paper ou uma descrição precisa do funcionamento, mas até onde vi a tese, é completamente inseguro. Se você não pode traçar a origem das transações, também não pode garantir que novas moedas não foram criadas. A escassez fica comprometida. Ain, mas os malvados não vão poder rastrear... Se a origem das moedas não é confiável, não é uma reserva de valor confiável, mal podendo ser classificado como moeda. Se o objetivo é fazer transações irrastreáveis, talvez seja uma opção, mas com riscos inerentes a uma moeda não confiável.

O bacana seria se tivéssemos Drivechain, assim poderíamos ter diversas sidechains com características únicas mas mantendo o limite de bitcoins de 21 milhões.

O seu objetivo nunca foi ser uma reserva de valor

O Monero é suposto ser dinheiro digital sem permissão. É simples e barato de usar e protege a privacidade. É suposto gastá-lo. Você ainda pode usar o Bitcoin para economizar dinheiro.

Os valores e endereços das transacções são completamente invisíveis na blockchain do Monero. Os gastadores são ofuscados com assinaturas de anel.

É possível auditar o Monero, mas isso envolve mais complexidade do que o Bitcoin, por isso é um compromisso. A privacidade e a auditabilidade são mutuamente exclusivas, pelo que teve de ser feita uma escolha. A privacidade é mais importante para a moeda digital.

A blockchain do Bitcoin está cheia de moedas manchadas. Onde fica a fungibilidade nisso?

Toda blockchain pública pode ser usada para associar determinadas moedas a crimes e monitora-las, mas isso não as impede de circular (serem transacionadas), nem identifica os donos das carteiras. Alguns chamam isso de perda de fungibilidade, mas cada unidade ainda mantém total igualdade com as demais, de forma que o termo é impreciso neste sentido. E existem formas de limpar ou de esparramar a sugeira (coinjoin), como gosto de pensar. Em todo caso, isso não torna a monero mais segura ou torna o Bitcoin menos seguro. Pelo contrário, a monero é por design feita para crimes, o que implica dizer que todo token de monero é sujo.

Não é possível monitorizar ou ligar certas moedas no Monero porque o valor e os endereços não são visíveis de todo. As moedas não têm historial. Não existe um gráfico de transacções como no Bitcoin.

Monero ou é tudo permitido ou tudo proibido. Não se pode dividi-lo em moedas sujas e limpas como se pode fazer com o Bitcoin ou ser seletivo. É isso que torna o Bitcoin não fungível.

A uniformidade necessária para a fungibilidade é mutuamente exclusiva da história única do Bitcoin.

A maioria dos utilizadores de Bitcoin fazem KYC e não fazem coinjoin porque é caro, tedioso e demorado. Qualquer pessoa com quem se faça uma transação pode ver pelo menos os saldos parciais, se não os saldos totais.

Mesmo que se faça coinjoin, é ofuscado, mas não é verdadeira privacidade porque tudo continua visível e, portanto, mais vulnerável à análise da cadeia e ao erro do utilizador.

Por sua própria admissão, a privacidade não é um crime, você é uma conta anónima no Nostr, está a falar em não associar a identidade às carteiras e está a sugerir coinjoins. As pessoas não precisam de uma desculpa para querer privacidade.

✅ oculto > ❔ visível, mas ofuscado > ❌ visível

Bitcoin:

❌montantes

❌endereços

Bitcoin(Coinjoin):

❔montantes

❔endereços

Monero:

✅montantes

✅endereços

Sim, concordo, isso é verdadeiro, mas o termo "fungibilidade" nāo parece adequado. Seria mais correto dizer que o Bitcoin é monitorável, mas isso é um problema que pode ser contornado, enquanto na Monero o problema monetário o torna inùtil. Veja, a ausência de segurança quanto à emissão, origem e total de moedas da monero tornam o seu uso como reserva muito arriscado. De que adianta fazer uma transação irrastreável se ela precisará ser transformada numa outra moeda de verdade adequada para reserva em algum momento? Não consigo ver sentido nisso.

Não é possível contornar o problema da não fungibilidade do Bitcoin sem um hardfork. O Bitcoin é teoricamente fungível a nível de protocolo, mas não no mundo real porque as histórias tornam-no único. A privacidade e a fungibilidade são basicamente a mesma coisa quando se trata de coisas como as criptomoedas, em que todas as transacções são transmitidas ao mundo.

"Não se pede gentilmente a ninguém que não gaste as nossas moedas; apenas as protegemos utilizando uma chave criptográfica.

Da mesma forma, não se pede gentilmente a toda a gente que não distinga as suas unidades monetárias; apenas as torna *tecnicamente* indistinguíveis, ou seja, fungíveis."

A oferta total de ouro também não pode ser determinada especificamente, só podemos saber que a oferta é estável indiretamente devido ao preço, no entanto foi usado durante vários milénios como dinheiro.

-Monero tem o volume de negócios nº 1 no Bisq, o maior DEX do Bitcoin, mesmo acima das moedas fiduciárias

-Monero é a estrela preferida e em ascensão da moeda do mercado darknet. O local de nascimento do Bitcoin.

-Samourai Wallet, um dos maiores projectos de junção de moedas Bitcoin, está a introduzir swaps Monero em breve.

-A maioria dos projectos de privacidade FOSS e empresas aceitam pagamentos e até preferem doações em Monero (Tor, IVPN, Mullvad, SimpleLogin, AnonAddy, SimpleX, Molly, GrapheneOS, Silent Link, CoinCards, ShopInBit, etc)

-A maioria dos educadores de privacidade e criadores de conteúdos proeminentes aceitam donativos Monero (Seth For Privacy, Gabriel Custodiet, Mental Outlaw, The Hated One, Rafael LaVerde, Naomi Brockwell, Surveillance Report, Rehrar, Sam Bent, Juraj Bednar, etc.)

-Os programadores do Ethereum estão a desenvolver trocas atómicas com o Monero

-BCH acaba de concluir uma troca atómica Monero

-DarkFi está a fazer merge mining com Monero

-Tor implementou um algoritmo de prova de trabalho baseado no algoritmo de extração do Monero

Apoios de importantes Bitcoiners:

"Talvez precises de um Monero" -Michael Saylor

"O Monero é um complemento de privacidade muito bom para a Bitcoin" -Nick Szabo

"Para uma privacidade realmente forte, o Monero é muito melhor" -Andreas Antonopoulos

"Há muitas vantagens em usar o Monero" -Matt Odell

"Monero é a única maldita moeda que é usada!" - John McAfee

"O Monero será um campeão nesse espaço [privacidade] e teremos um duopólio Bitcoin-Monero" -Max Keiser

"Todos os sistemas fiat e todos os tokens fora do Bitcoin e do monero (que eu saiba) têm intermediários dos quais não nos podemos livrar"- Adam Curry

"Eu diria que o Monero não é uma shitcoin. Penso que é um projeto de investigação muito inovador e novo que funciona."-Max Hillbrand

"Monero; Basta usá-lo. Objetivamente, é melhor do que a Bitcoin [em termos de privacidade]... é óbvio"-Amir Taaki

"Bitcoin é a moeda de reserva. Segurem-na. As moedas de privacidade são privacidade transacional. Use-as... Monero: getmonero.org" -Balaji

...É evidente que existe uma procura significativa de Monero no mercado, pelo que está longe de ser inútil

Se vc acha que a falta de fungibilidade no bitcoin não é um problema relevante então o que são esses casos aqui?

https://sethforprivacy.com/posts/fungibility-graveyard/

Muito superior ao bitcoin em privacidade, anonimato e escalabilidade

Acho útil para transações mas sobre guarda dinheiro não parece ser muito bacana

sim cheguei na mesma conclusão