Por suspeita de promoção pessoal, MP recomenda que prefeitura do interior do AC exclua postagens colaborativas de rede social

"/> Órgão recebeu denúncias de que perfis institucionais fizeram postagens compartilhadas entre perfis, chamadas de “collabs”, o que pode ferir os princípios da publicidade no setor público por envolverem páginas institucionais e pessoais. Recomendação do MP em Feijó orienta remoção de postagens e a suspensão de outras novas deste tipo

Arquivo/Ministério Público

O Ministério Público do Acre (MP-AC) emitiu uma recomendação para que a prefeitura de Feijó, no interior do Acre, e demais gestores excluam postagens colaborativas – conhecidas como “collabs”, do inglês, “colaborações”. O g1 tentou contato com a prefeitura do município e não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp

O motivo, segundo o órgão, é a suspeita de promoção pessoal de gestores, que tiveram nomes, imagens e outros símbolos pessoais associados a programas, obras e serviços públicos por meio das postagens.

MP-AC recomendou remoção de postagens colaborativas entre perfis institucionais e pessoais

Reprodução/Instagram

Conforme o MP, a medida foi tomada após denúncias sobre a prática. Por isso, o órgão emitiu o documento no qual orienta a administração de Feijó a excluir postagens colaborativas que fizessem promoção de gestores e que também suspendam a prática das collabs.

“O MPAC enfatiza que a publicidade de atos, programas e serviços públicos deve ter estritamente caráter educativo, informativo ou de orientação social, sendo vedada qualquer forma de promoção pessoal de agentes públicos. A recomendação destaca ainda que a utilização de bens e serviços públicos para fins particulares pode configurar improbidade administrativa, conforme previsto na Lei nº 8.429/92”, informou.

LEIA MAIS:

MPF recomenda que prefeitura de Rio Branco proíba publicidade oficial promovendo senador do Acre

Citando apurações anteriores, MP-AC recomenda que prefeita do interior do AC não faça promoção pessoal em festival

Prefeito eleito de Feijó, Delegado Railson fala sobre projetos para seu mandato

Além da remoção de postagens e suspensão de novas publicações desse tipo, o órgão também deu um prazo de 30 dias para que a prefeitura envie um relatório para demonstrar o cumprimento da recomendação.

Segundo o MP-AC, 'collabs' entre perfis institucionais e pessoais geram publicidade indevida

Reprodução/Instagram

VÍDEOS: g1

https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2025/03/15/por-suspeita-de-promocao-pessoal-mp-recomenda-que-prefeitura-do-interior-do-ac-exclua-postagens-colaborativas-de-rede-social.ghtml

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.