Uma curiosidade pouco divulgada é que, se considerarmos os textos conhecidos por nós hoje, dois livros da Bíblia são os que têm as referências mais antigas à esfericidade.

Jó 37:12 - "Então, elas, segundo o rumo que ele dá, se espalham para uma e outra direção, para fazerem tudo o que lhes ordena sobre a redondeza da terra." (ARA) Há traduções que dizem "superfície".

Isaías 40:22a - "Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos;" (ARA) Apesar do tom alegórico, a referência à esfericidade da terra é clara.

Não se sabe em que época o livro de Jó foi formado, mas sua escrita (segundo ouvi, uma forma de hebraico mais "difícil/arcaica") sugere um período mais remoto da literatura judaica. Já com Isaías, há teorias diversas sobre sua escrita; mas pelo menos uma, a mais tradicional, considera-o como um livro único escrito antes do Cativeiro Babilônico. Ou seja, esses dois textos são, provavelmente, de séculos antes de Tales de Mileto.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Se pega no original a palavra nem é redondeza, livro escrito por gente arcaica é que considerava seu mundo a sua região. Não tinha como fim ser fidedigno ao tamanho da terra como um todo, até porque eles nem sequer se davam o trabalho de saber como era. Pra esse povo que escreveu o deus deles estava situado sobre a cúpula que cobre a região deles. Nem sequer Gênesis é sobre a criação do universo, é só a criação da região e do povo que vive naquela região.

Gênesis é principalmente sobre a história dos Patriarcas dos Hebreus. Mas quando no primeiro verso se diz: "No princípio Deus criou os céus e a terra", "céus e terra" aqui significam todo o Universo.

O termo em Isaías 40:22 traduzido por "redondeza" é "חוּג" e ele tem ele sentido mesmo.

Sua visão sobre os livros da Bíblia e o povo hebreu é simplesmente preconceituosa.

Certamente eles não tinham uma visão precisa sobre o tamanho, formato e composição da terra como temos hoje. Mas e daí?

Eu imagino que é difícil reconhecer que não passa de um livro escrito por um povo com o seu deuses dentre milhares de povos com seus deuses. Ceus e terra aí é exatamente o que tá escrito a cúpula que cobre a terra onde esse povo vive, nada mais que isso, até porque é onde Deus estaria sentado observando, é pra onde o Jesus voador foi. Esse deus que você segue é só mais um, faça o malabarismo que quiser, o povo inventou esse deus único, copistas posteriores removeram menções aos outros deuses. Pior, como é um povo mentiroso e hipocrita, o deus descrito é igual.

Caraca, como você é burro!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Risada de deboche é argumento de puta.

Você sabe, eu sei, todo mundo sabe que gente burra e sem conhecimento algum escreveu o livro. Se aquilo é palavra de deus, ele é burro pra caralho.

Não estava argumentando, estava só rindo da sua cara seu imbecil.

O padrão de cristão não falha nunca aqui, é sempre esse mesmo. Quando se chocam com a parede dura da verdade só resta tentar aliviar a dor com o que tiver mais perto. No seu caso é risinho de puta.

Você ainda não conseguiu entender que eu não estou nem aí em debater com você? Não me importa o que você pensa ou não. Você claramente passa longe de ter qualquer conhecimento mínimo sobre a Bíblia. Não importa que argumento ou prova eu lhe mostre, você vai só sair pela tangente.

E agora já estou começando a considerar você como um simples troll que pegou corda por que eu lhe respondi. Vou só esperar você dar sinal de que leu este post e bloqueá-lo.

Te disse uma realidade bíblica, quem veio com coisas que não estão escritas foi você. Aposto que você como a maioria dos cristãos aqui nunca leu, se tivesse lido ia saber que não passa de mito de um povo fraco, ladrao e assassino. Seu deus é só reflexo do povo dele.