Autoridades chilenas confirmam resgate de brasileiros presos em nevasca
Nesta quinta-feira, 26, autoridades chilenas confirmaram o resgate de 30 pessoas que ficaram presas em uma estrada em San Pedro de Atacama depois de uma nevasca. Entre os resgatados estão 19 turistas brasileiros.
A equipe de resgate conseguiu chegar até o grupo depois de mais de 12 horas de trabalho. O local fica a uma altitude de mais de 4.500 metros.
A operação envolveu agentes do Corpo de Bombeiros, do Exército e o Comitê Comunal de Gestão de Riscos de Desastres da cidade.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo
em Oeste
"Depois de um trabalho coordenado que começou às 22h de ontem, finalmente foi possível chegar ao setor onde estavam os veículos com as pessoas presas", disse o prefeito da cidade, Justo Zuleta Santander, por meio de nota.
"Finalmente, foi possível viajar até o quilômetro 87 e, dessa forma, remover as pessoas que estavam nos veículos e transferi-las, em princípio, para o complexo Hito Cajón [posto na fronteira entre Chile e Bolívia] e depois continuar a transferência para San Pedro de Atacama", completou.
O grupo resgatado estava em oito caminhões, três veículos particulares e uma van. As autoridades chilenas não divulgaram os nomes dos 19 brasileiros resgatados.
A equipe de resgate enfrentou dificuldades para chegar ao grupo por conta das condições extremas, com temperaturas próximas a -7°C e até 60 cm de neve acumulada em alguns setores.
Depois do resgate, os turistas receberam atendimento médico
O comandante do Exército, Ariel Campos, disse à imprensa chilena que os turistas passaram por uma avaliação médica. O grupo passou a noite anterior ao resgate dentro dos veículos.
A região onde os turistas ficaram presos é conhecida por receber um grande número de visitantes no início do inverno.
"Eventos como esse confirmam os riscos reais de exposição em áreas de alta montanha durante essas condições", disse o prefeito Justo Zuleta.
.