Agora são bots da Lady Gaga kkkkkk
Discussion
Tá só piorando. 💩
o que fizeram com o nostr kkkkk
Os devs deviam colocar alguma forma de punir quem posta esse tipo de conteúdo de spam.
Algo semelhante a cobrar 1 sats por post deveria funcionar, pois para usuarios comuns não teria nenhum impacto, mas para bots de spam seria extremamente caro ao ponto de não valer a pena.
Não tem como fazer isso. O nostr é livre para postar. O que pode ser feito é ter uma opção para você esconder respostas que não paguem sats.
Discordo, o Nostr é aberto e livre, adicionar penas é como colocar em prática uma lei, e a única lei que seguimos por aqui é "você é livre pra fazer o que quiser (opicional)".
Logo, essa sua sugestão só funcionaria em relays pagos, onde quem paga seria punido, mas os spams ocorrem mais frequentemente em relays gratuitos e abertos ao público.
Sugiro algo que o nostr:nprofile1qqsyvrp9u6p0mfur9dfdru3d853tx9mdjuhkphxuxgfwmryja7zsvhqpzamhxue69uhhv6t5daezumn0wd68yvfwvdhk6tcpz9mhxue69uhkummnw3ezuamfdejj7qgswaehxw309ahx7um5wghx6mmd9u2mk7fe já sugeriu:
Com isso, além de bloquear certos relays, poderíamos gerar uma lista para bloquear certos perfis, ou então, criar um relay vinculado ao site da nostr:nprofile1qqsqlzkn2zk6yv9ll73lguqf7vqy4nj5qmyajxnf2aam9ffdzc0teccpp4mhxue69uhkummn9ekx7mqpzemhxue69uhkummnw3ezucmgxdhry6ewvdhk6qgkwaehxw309ahx7um5wghx6mmwwd68ytnfdensm04ghv, onde todos os perfis denunciados por 5 ou mais pessoas consideradas confiáveis e que tal pessoa segue, seriam bloqueados por meio de um botão ou automaticamente.
Sinto muito em dizer, mas a proposta da WoT da nostr:npub1p79dx59d5gctllar73cqnucqft89gpkfmydxj4mmk2jj69s7hn3sfjatxx não é ser um filtro de spam, e sim servir como uma espécie de guia para contratos e coisas relacionadas à justiça e comércio. Em outras palavras, uma avaliação positiva seria como uma medalha de honra ao mérito que você dá para alguém que você gosta ou confia, um testemunho positivo ou qualquer outra honraria pública. Não consigo pensar em um paralelo fácil para o mundo real agora. Enquanto uma avaliação negativa se assemelha à uma queixa crime ou boletim de ocorrência.
Essa solução que você propõe até seria possível, mas foge do escopo primário do projeto.
Entendo, poderiamos ter uma vertente disso pra fazer algumas coisas desse tipo então.
Já existem relays WoT e apps que implementam WoT. Nesse caso, um dos objetivos dessas tecnologias é também combater spams, além de oferecer uma espécie de algoritmo de recomendação. O app da Coracle já implementa essa técnica de WoT baseada em mutes e follows. Vejo que é útil para spams.
Outra possível técnica aplicável a nível de cliente talvez seja a mesma usada por clientes de emails, baseado no teorema de Bayes (por exemplo). Antiga fórmula:
P(b|a) = (P(a|b) * P(b)) / P(a)
Essa é uma solução bem antiga e elegante. Mas não sei se seria performática para clientes Nostr, uma vez que precisa de uma coleção grande de dados considerados spam e isso exige um belo espaço de armazenamento. Além de precisar de muito espaço, talvez precise de muito processamento também, já que é preciso calcular em cima desse montante de informações pré existente. Isso durante o treinamento do modelo. Depois do tempo de treinamento a solução fica eficiente, mas pode levar tempo até o modelo ser treinado. Olhando por esse cenário talvez fosse mais performático aplicar isso em relays. Talvez não fosse um problema já que eles já estão armazenado todo esse entulho de spam de qualquer jeito. Apenas mudaria o gasto de armazenamento pra evitar dos usuários verem esses spams (ao menos até ter um modelo anti spam satisfatório). Acha que faz sentido algo do tipo? É basicamente uma solução com IA (machine learning pra ser mais exato) que já é usada por filtros de spam de emails. Como isso seria implementado a nível de Nostr? Boa pergunta!
Por isso uma idéia de um "fork" da PLS seria interessante, alguém que está a mais tempo por aqui, já tem uma base de dados considerável e isso tornaria mais fácil a identificação de perfis spam. Se cada um pudesse compartilhar essas informações, seus seguidores poderiam tomar dessa base de dados por ser um perfil "confiável" e aplicar. Além disso, esse "fork" poderia armazenar certa quantidade desses dados; se o perfil 001x foi bloqueado por mais de 50 usuários como spam, ele poderia aparecer numa lista gerada como se fosse "os mais populares", e basta aderir.
Apoio a ideia de isso ser um relay, pois nem todos os clients estão disponíveis para todos os públicos, a não ser que isso fosse adicionado à uma biblioteca para o desenvolvimento de novos clients, mas isso tornaria todos os que a aderissem mais pesados, e os clients atuais teriam de ser atualizados.
Mas é interessante essa idéia da IA, e seria bom não adiar pra começar, pois quanto mais demorar, mais demora pra ser feito.
Acho que tô pegando a ideia. Não precisa ser um "fork" da PLS. A ideia de WoT é muito mais antiga que a PLS. O que você descreve é uma espécie de WoT baseado em denúncias. Em tese isso já é possível. Basta usar como base de dados os próprios eventos de denúncias (reports) do Nostr como base de dados. Isso é até bem maior do que o que existe para a PLS, que foca exclusivamente na proposta de rede de justiça/contratos. Também seria possível configurar isso para a sua rede em específico. Só falta mesmo alguém com disposição para montar algo do tipo. Em tese não deve ser algo complexo. Só precisa estar atento quanto a questão de performance
Como eu disse, não necessariamente seria um relay, mas algo como o following.space, e a interface da PLS é bem legal, por isso frizo essa idéia 🙃
Mas se for um relay WoT, perfeito, desde que seja possível navegar por uma interface gráfica como a PLS ou adicionar no Nostr nativamente com botões como do following.space e emojito.meme que aparecem nos clients, e quando não, acessados por um site.
Também não precisa ser um relay WoT. Pode ser uma lib de filtros que os clientes podem implementar. O ideal é ser algo o mais aberto possível de modo que tanto relays como clients possam implementar com facilidade e/ou de forma independente. A mágica de coisas do tipo é justamente a capacidade de ser o mais versátil possível.
Exelente ideia essa, eu não tinha pensado nisso, mas é muito mais viável.
Um detalhe que esqueci de mencionar, a base de dados da PLS para a WoT roda no Nostr também. Não existe nada em servidores locais. É tudo descentralizado. Como um sistema de justiça soberano deve ser.
Queria eu que os spams todos fossem assim.