O pessoal alarmista em peso dizendo que o real já acabou, que não sobrou nada pro betinha, que o país vai virar Argentina, etc...

Acredito que não esteja havendo exageros.

Na verdade o real acabou em 1999. Não lembro exatamente agora, mas acredito que foi em 1999 que a paridade de 1 real = 1 dólar começou a desandar. Gente na minha família tinha feito contrato de leasing atrelado ao dólar e as dívidas começaram a ficar impagáveis. Eu era adolescente, mas me lembro de tios perdendo muito dinheiro.

Acabou também em 2016 com a Dilmanta e parece que agora novamente, já que é impossível o dólar voltar pra menos de 5 reais com esta economia estagnada, sem crescimento vegetativo significativo e com gastos governamentais sem freio.

Fora que agora não temos mais o boom das commodities, a China já parou de crescer em ritmo alucinante, os EUA estão com produção de commodities tinindo e a população do Brasil já deu uma envelhecida e a fecundidade começou a ficar abaixo do nível de reposição.

A cada nova crise o real se torna mais fraco.

A nossa sorte é que agora temos btc e a possibilidade de proteger patrimônio e procurar lugares que não tenham economias ligadas à moeda fiat.

Sou adepto da "mato pill", escambo, btc e comunicação descentralizada.

Com as informações e possibilidade de comunicação que temos hoje, é mais fácil passar por períodos de crise.

O fim do real e até do dólar não será algo tão ruim assim.

Acredito que temos uma boa chance de viver fora da sanha estatal de controlar os mínimos detalhes da nossa vida.

Seja o que Deus quiser.

O mato pill depende de muitos fatores.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.