Idoso morre na véspera de Natal; família suspeita de erro médico
"/>
O aposentado Manoel Cardoso de Brito, de 68 anos, morreu na véspera do Natal depois de complicações decorrentes de duas cirurgias realizadas no https://www.mg.gov.br/instituicao_unidade/hospital-municipal-antonio-carneiro-valadares
. A família aponta possível erro médico e afirma que uma pinça cirúrgica teria sido esquecida dentro do corpo do idoso no primeiro procedimento.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de João Pinheiro confirmou a “retirada de um corpo estranho” durante a segunda cirurgia, mas disse que Brito apresentava quadro muito grave, com múltiplas comorbidades. A pasta informou ainda a abertura de sindicância e o reforço de protocolos de segurança.
Segundo o Boletim de Ocorrência, Brito passou mal em casa em 4 de dezembro e foi levado à UPA de João Pinheiro. Exames indicaram úlcera gástrica e cirurgia de urgência, realizada no dia seguinte. A equipe médica afirmou que o procedimento ocorreu sem intercorrências.
Linha do tempo da morte do idoso
" alt="Tomografia mostrou pinça cirúrgica dentro do corpo do idosodepois de cirurg..."/>Tomografia mostrou pinça cirúrgica dentro do corpo do idosodepois de cirurgia em João Pinheiro | Foto: Reprodução/Rádio Nova FM
Depois de dois dias na UTI, ele foi transferido para o quarto, mas apresentou dores e sonolência excessiva. Em 11 de dezembro, depois de suspeita de AVC, passou por tomografia e foi levado às pressas para nova cirurgia, sem explicações prévias à família.
Depois do procedimento, médicos relataram a retirada de dreno e pus; Brito retornou à UTI e morreu depois de 13 dias internado.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/saude/
em Oeste
Uma rádio local obteve exame de tomografia que indicaria a presença de instrumento cirúrgico no corpo do paciente. A família acompanha as apurações e vai solicitar prontuários, laudos e exames.
O hospital confirmou a retirada de “um corpo estranho”, afirmou que não houve perfuração intestinal e que as suturas anteriores estavam íntegras, além de dizer que a família foi informada no dia seguinte ao procedimento.
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-264/erros-medicos/
, reportagem de Mateus Conte na Edição 264 da Revista Oeste
O post https://revistaoeste.com/saude/idoso-morre-na-vespera-de-natal-familia-suspeita-de-erro-medico/
.
https://revistaoeste.com/saude/idoso-morre-na-vespera-de-natal-familia-suspeita-de-erro-medico/