1. Eu promovo o Monero para que outros possam ter privacidade transacional. Há muita desinformação aqui sobre o Monero. Eu não poderia me importar menos em apostar na especulação de preços futuros. Tudo isso é muito desinteressante.
2. Não, faça o que achar melhor. Só estou dizendo que se você deseja uma privacidade transacional forte (sem custodiantes), o Monero é um candidato muito melhor.
3. Eu uso Monero o tempo todo e onde posso. Use a melhor ferramenta para o trabalho. Eu não usaria uma chave de fenda como martelo, nem esperaria até que alguém fizesse chaves de fenda melhores para martelar.
4. Se eu quiser ajudar a criar um sistema alternativo *privado* ao mundo fiduciário, Monero é provavelmente o único candidato legítimo no momento, de longe. Mas se surgir algo melhor e for adotado, eu usarei.
Porém, tudo tem desvantagens. Tanto Bitcoin quanto Monero. Depende apenas de qual é o seu caso de uso que determina o que você deve usar.
Se você acha que o Bitcoin terá um preço melhor no longo prazo, economize no Bitcoin. Isso não o desqualifica de usar o Monero devido à sua privacidade transacional para gastos.