Cobrança abusiva foi o problema mais reclamado por consumidores de Fortaleza em 2024; veja ranking

Procon Fortaleza divulgou nesta quarta-feira (26) o ranking das empresas mais reclamadas pelos consumidores da capital e os principais problemas. Empresas prestadoras de serviços essenciais e instituições financeiras lideram a lista. Especialista traz orientações sobre direitos do consumidor

💸 Cobrança indevida/abusiva foi o problema mais reclamado por consumidores de Fortaleza em 2024. O dado é do Procon, que divulgou nesta quarta-feira (26) o ranking das empresas mais reclamadas pelos consumidores da capital e os principais problemas.

✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp

Ao todo, foram 9.647 reclamações. Em seguida vem 'dúvida sobre cobrança/valor/reajuste/contrato/orçamento' (1.471) e 'produto com vício' (989). Veja o ranking:

LEIA TAMBÉM:

Quais os próximos feriados em Fortaleza e no Ceará?

Polo Automotivo do Ceará terá incentivos fiscais federais para instalação

Empresas prestadoras de serviços essenciais e instituições financeiras lideram a lista. No ano passado, o Procon Fortaleza registrou 22.013 atendimentos.

➡️ As dez empresas com maior número de reclamações em 2024 foram: Cagece, Enel, Bradesco, Banco BMG, Banco Itaú Unibanco, Banco Pan, Santander, Nubank, Caixa Econômica Federal e Samsung.

"Vale destacar que nem todo atendimento resulta em uma reclamação fundamentada, ou seja, aquelas que são consideradas procedentes pelos Procons e implicam na abertura de um processo administrativo contra a empresa reclamada. Em alguns casos, o problema é solucionado ainda na fase inicial, garantindo mais agilidade e menos transtornos para os consumidores.", explicou o órgão.

Procon Fortaleza divulga ranking das empresas mais reclamadas em 2024

Geraldo Bubniak/AEN

O Procon Fortaleza também elaborou a lista das empresas que mais resolvem os problemas dos consumidores. São elas, por ordem de maior resolutividade:

Claro (76,66%)

Cagece (63,97%)

Magazine Luiza (54,54%)

Vivo (53,7%)

Casas Bahia (44,64%)

Enel (39,05%)

Bradesco (37,19%)

Bradescard (32%)

Caixa Econômica (30,09%)

Samsung (24,21%)

Os números foram extraídos do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, um cadastro formado pelas reclamações de lesão ou ameaça a direito de consumidor consideradas procedentes e finalizadas pelos Procons no período de 12 meses do ano anterior.

Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2025/03/27/cobranca-abusiva-foi-o-problema-mais-reclamado-por-consumidores-de-fortaleza-em-2024-veja-ranking.ghtml

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.