Entendo, o Bitcoin é rastreável, mas isso não compromete sua resistência à censura. Mineradores não podem bloquear transações de forma eficaz porque isso exigiria consenso da rede de mais de 50%, o que é inviável em um sistema descentralizado. Já Monero, que priorizam privacidade, sacrificam a auditabilidade. Isso é perigoso, pois ninguém pode verificar o suply total, o que abre espaço para inflacionamento oculto ou fraudes. Além disso, a menor descentralização do Monero o torna mais vulnerável a ataques que o Bitcoin
Discussion
Tem razão, os mineiros não podem censurar completamente ninguém sem que mais de 50% participem, mas o que podem fazer é tornar estas transações na lista negra mais caras e levar mais tempo a serem confirmadas quanto mais mineiros participarem.
Imaginem se a Foundry e a Antpool fossem forçadas a entrar na lista negra. Já estão perto dos 51%, mas mesmo sem isso o tempo e o custo destas transações aumentariam significativamente. Se qualquer outro grande pool se lhes juntasse, poderiam censurar completamente as transações.
Veja-se o exemplo da ETH com as suas sanções da OFAC. A mesma coisa é possível no Bitcoin. Se o Bitcoin fosse privado, isto seria impossível de fazer. Para impedir ou censurar um único utilizador, seria necessário fazê-lo em toda a rede, o que é obviamente muito mais difícil de fazer.