Replying to Avatar reiartur

Há 4 ou 5 anos, eu fiz um comentário num tweet de um famoso _shitcoiner_ português, entretanto o tweet foi apagado. Eu escrevi: «**Ethereum é o WordPress 2.0**», o _influencer_ não concordou mas até foi cordial na resposta, o mesmo não aconteceu com o resto da sua comunidade, fui altamente atacado. Quanto mais tempo passa, eu estou mais convicto que estava certo.

Passados estes anos, eu continuo a manter o mesmo pensamento sobre a Ethereum, possivelmente não vai cair tanto como a WordPress, mas vai perder muito valor, comparado com o atual valor. Hoje em dia a tecnologia WordPress está em todo lado, utilizada por milhões de pessoas e empresas, mas o valor da empresa WordPress é ínfima parte do valor da tecnologia WordPress. Eu acredito que vai acontecer o mesmo com Ethereum, posso estar errado mas é a minha convicção.

O atual plano de negócios da empresa/fundação Ethereum é inviável a longo prazo, recentemente voltou a fazer uma [enorme venda para financiar os custos operacionais](https://www.criptofacil.com/movimentacao-de-vitalik-buterin-chama-atencao-em-meio-a-polemica-de-gastos-da-fundacao-ethereum/). Os custos são uma monstruosidade, o seu tesouro inevitável vai acabar um dia, o problema está aqui, não há uma solução boa, qualquer que seja, é má.

O que fazer para financiar:

## Donativos

Uma alternativa, seguir o modelo mais _opensource_, sem uma fundação, ao estilo do #Bitcoin, através de donativos diretos ou empresas a pagar ao _devs_ e _devs_ voluntários. Só que este modelo, será difícil seguir uma linha orientadora, um _roadmap_, será um desenvolvimento mais anarquista.

Ou então a fundação poderá ser financiada por empresas ou países, com o objetivo de seguir o rumo que os doadores pretendem, perdendo a liberdade.

## Opensource/Patentes

Outra solução é, deixarem de ser exclusivamente opensource, para terem uma vantagem contra a concorrência. O atual modelo é péssimo em termos de negócio, porque a Ethereum gasta milhões em desenvolvimento e lança as inovações. Mas como é opensource, rapidamente a concorrência copia e implementa a tecnologia, como os custos destas são muito menores, conseguem disponibilizar um serviço muito mais barato, são uma concorrência desleal.

Isto faz lembrar muito a indústria farmacêutica, por isso existem as patentes, durante x anos, quem inventa/descobre o medicamento tem uma exclusividade. Só que isto é contra os princípios básicos deste ecossistema, é ir contra a sua essência.

## Inflação

A inflação será possivelmente o caminho mais provável, vão criar mais ether para se financiar. Ou em alternativa criar uma nova _fee_ que reverta a favor, em exclusivo, para a fundação. Em ambos os casos, vai aumentar os custos para os utilizadores ou desvaloriza o ether para os investidores, ou seja, a rede fica ainda menos competitiva, em relação à concorrência. A maioria das pessoas vão querer sempre o mais barato. Assim será quase uma espiral da morte, terá que estar constantemente a desvalorizar o ether, é exatamente como os atuais governos fazem com as suas moedas FIAT e também sabemos as consequências destas medidas.

## Estagnação

Se não houver bastante financiamento o projecto vai acabar por estagnar, mais tarde ou mais cedo vai surgir um outro projeto, com uma tecnologia melhor e o Ethereum será ultrapassado.

Ou a fundação arranja uma solução para o seu futuro ou este será muito sombrio. Com isto, eu não quero dizer que o projeto vai colapsar, mas não vai valer tanto como vale hoje em dia.

Esta é a grande vantagem do #Bitcoin, não é apenas tecnologia, a tecnologia é quase uma coisa secundária. O principal é o seu _ethos_, a política monetária, a descentralização e o efeito de rede, estes sim, são os reais valores do Bitcoin, a tecnologia serve apenas para garantir a segurança e que esses valores são cumpridos. O código é possível ser copiado e foi copiado no passado, não passou disso, apenas código, porque o real valor não pode ser replicado, por isso poucas pessoas trocaram o Bitcoin pelos “clones”.

No caso do Ethereum, é o oposto, o principal valor é a sua tecnologia(EVM), e esta pode e está a ser replicada em dezenas de projectos diferentes. Podem alegar que é mais seguro, sim é verdade, mas apenas uma minoria está disponível para pagar por esse _premium_, a esmagadora maioria dos utilizadores vai e está a preferir redes mais baratas. E é lógico que queiram, se tens dois serviços idênticos, não existe razão para escolher o mais caro. Na guerra dos clones, o Bitcoin saiu claramente vencedor, não perdeu utilizadores; o Ethereum estará em plena guerra, mas os clones estão a ganhar parte significativa desses mercado.

Eu sinceramente acredito que muita da tecnologia criada pela Ethereum estará no futuro por todo o lado, especialmente no sistema financeiro e notarial. Mas os investidores têm a expectativa que vai acontecer um _boom_, vai acontecer mas não será na Ethereum, nem em blockchains _permissionless_, cada instituição terá a sua própria _blockchain_ ou vão juntar-se em cooperativas. O mundo financeiro e das _securities_ é tão complexo, em termos de regras e regulatório, cada país tem as suas próprias regras, é provável no futuro, a BlackRock ter uma _blockchain_ para os EUA, outra para UE e muitas outras. É apenas uma base de dados, ou seja, será o mesmo que aconteceu com a WordPress.

Na minha opinião, a Ethereum vai se tornar algo de nicho, a grande massa de utilizadores ficará dispersa por milhares de _blockchains_. É exatamente o mesmo que acontece com o Bitcoin, só que o Bitcoin está a ser construído com esse objetivo, ser um local de _settlements_. No Bitcoin estimula-se a utilização de outras redes, _layers_ 2, ecash, _sidechains_ e outras tecnologias, a descentralização pura.

Há muito tempo que os bitcoiners concluíram que é impossível escalar a _blockchain_ do Bitcoin para uma adoção global, essa escalabilidade passará obrigatoriamente por _layer_ 2 e outras tecnologias.

Eu tenho a sensação que o Vitalik também já chegou a essa conclusão, o Ethereum não é escalável, e está a transformá-lo num local para os “*settlements*” de outras _blockchains_. Só que os investidores ainda não compreenderam isso…

O atual valor do ether está sobrevalorizado, porque os investidores estão na expectativa de um crescimento exponencial de utilizadores, mas se crescimento nunca acontecer?

Esta é a minha opinião, posso estar completamente errado, mas é assim que eu penso. Enquanto for permitido, vou fazê-lo, expressar livremente, dizer aquilo que realmente penso. Prefiro errar, do que ficar calado ou expressar algo que não acredito, mas esses são os meus valores… outros preferem os valores monetários.

Boa análise, vi um vídeo de um carinha com algumas outras reflexões sobre o futuro do Ethereum: https://www.youtube.com/watch?v=KnDGGZjjNfY

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Concordo com algumas coisas, mas a base está errada, a Ethereum não tem L2, apenas novas blockchains centralizadas. O ecossistema Ethereum e o restante mundo cripto sofre do mesmo problema, a especulações e a ganância. Criam tokens por tudo e por nada, com o objetivo único de enriquecer, com a venda.

Se o objetivo fosse criar um ecossistema forte, teriam criado as L2/sidechain com um token nativo sintético do ether, mas não, o objetivo é criar um token próprio para enriquer os devs e os vcs. Fazer algo similar a Liquid para o Bitcoin.

O mesmo acontece com os "protocolos", tem como principal e talvez único objectivo a criação de tokens de governança. 99.9% dos tokens não tem qualquer utilidade, a não ser, enriquecer os seus criadores.

O objetivo das blockchains foi para eliminar os intermediários, mas o mundo cripto, substituiu os bancos por protocolos. Continuam a existir intermediário, mas agora existe a obrigação de comprar tokens.

true

Não entendi a relação com a Liquid.

Talvez ficou confuso, mas o que eu queria dizer, as L2 do Ethereum deviam de seguir o mesmo caminho da Liquid, para o Bitcoin. Ou seja, uma sidechain com um token nativo sintético da L1, o valor do token na L2 tem que ser igual da L1.

No caso da Liquid, 1L-Btc = 1Btc; no caso da sidechain do Ethereum, isso não acontece, cada uma, tem token proprio e com um valor diferente, não é colaterizada.

No bitcoin também existem muitos projetos que se intitulam como L2 do Bitcoin, mas tem um token nativo próprio. Nestes casos eu não considero uma L2.

Para ser L2, o token nativo é obrigatório ser um sintético da L1.

Os únicos no bitcoin que conheço com essa característica são as sidechains da rootstock, liquid e o projeto botanixlabs.

O site bitcoinlayers.org mostra se o token nativo dessas l2 são Bitcoin ou não. Se for bitcoin aparece na coluna Unit of Account o símbolo do Bitcoin.

Correção, parece que nem sempre os que aparecem como símbolo do bitcoin na coluna unit of account é de fato o token nativo da blockchain.

Bitcoin only seriam esses: https://www.bitcoinlayers.org/bitcoinonly

Bitcoin only seriam esses: https://www.bitcoinlayers.org/bitcoinonly

Entendi, obrigado.

34

43