Casa de Saúde São José reabrirá maternidade fechada na pandemia

Com investimento de R$ 21 milhões, tradicional maternidade no Humaitá terá quartos PPP (juntando pré-parto, parto e pós-parto) e salas 'birth view', para parentes assistirem ao vivo aos nascimentos. Casa de Saúde São José

Divulgação

A Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio, anunciou a reabertura, até o fim de 2025, da tradicional maternidade fechada em 2020 durante a pandemia da Covid.

O investimento na modernização da estrutura e na compra de novos equipamentos foi de R$ 21 milhões, segundo o hospital.

Com 21 quartos de padrão premium e uma UTI neonatal com dez leitos — seis deles em quartos individuais —, a nova maternidade promete oferecer atendimento humanizado, com foco na experiência da gestante.

Parto ao vivo para familiares

O centro obstétrico terá três salas adaptadas para que familiares possam assistir ao parto ao vivo, por meio do conceito chamado birth view – visão do parto, na tradução.

Também serão disponibilizados os chamados quartos PPP, que integram pré-parto, parto e pós-parto em um único espaço.

A Casa de Saúde São José é administrada pela Rede Santa Catarina.

Fechamento há 5 anos

Uma das mais tradicionais maternidades do Rio teve o seu fechamento anunciado em junho de 2020, meses após o início da pandemia da Covid. Desde 1º de agosto daquele ano, foram encerradas as atividades do setor, assim como a UTI Neonatal e a Emergência Obstétrica – o restante do hospital seguiu em operação.

Na época, a decisão foi tomada considerando o crescente envelhecimento da população e a queda da taxa de natalidade no país, segundo o hospital. A pandemia do coronavírus contribuiu para que a medida fosse antecipada, de acordo com o anúncio.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/06/23/casa-de-saude-sao-jose-reabrira-maternidade-fechada-na-pandemia.ghtml

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.