Femagri deve reunir 35 mil cafeicultores em Guaxupé até sexta-feira

"/> Edição deste ano tem foco no desafio de manter a produtividade dos cafezais diante das mudanças climáticas. Produtor pode usar sua produção de café para o pagamento de equipamentos. Femagri em Guaxupé

Divulgação

A Femagri – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, em Guaxupé (MG) deve reunir 35 mil cafeicultores entre esta quarta (19) e sexta-feira (21). O evento, realizado pela Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé) figura entre as maiores feiras da cafeicultura brasileira.

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

A feira chega a sua 24ª edição com o tema “Agricultura e Mudanças Climáticas: Resiliência e Oportunidades” e, de acordo com a organização, irá apresenta soluções sustentáveis e tecnológicas para elevar a produtividade das lavouras cafeeiras, diante dos impactos climáticos que vêm ocorrendo nas últimas safras.

LEIA TAMBÉM: Saca de café é negociada acima dos R$ 2 mil há quatro meses; entenda motivos da alta histórica

O evento reúne 120 expositores, com mais de 12 mil produtos entre equipamentos, insumos e tecnologias, destacando soluções sustentáveis como bioinsumos, drones para pulverização e sistemas inovadores de irrigação, além de práticas para ajudar os cafeicultores a se adaptarem aos desafios climáticos atuais.

Um dos diferenciais da Femagri é que nas negociações dos equipamentos o café pode ser usado como pagamento, por meio da operação Barter.

Há ainda um espaço dedicado a grãos, nicho em que a Cooxupé passou a atuar este ano, com orientações sobre o mercado destas culturas, salão de beleza para as mulheres, barbearia e espaço kids com com brinquedos para as crianças e acompanhamento de monitores.

Veja alguns espaços e serviços oferecidos pela Cooxupé na feira:

Espaço de torrefação da Cooxupé na Femagri

Divulgação

SMC Specialty Coffes - a casa de cafés especiais da Cooxupé vai receber o público interessado em conhecer um pouco mais sobre este mercado. Os visitantes podem fazer uma degustação de cafés.

Corretora de Seguros- os cooperados terão a possibilidade de conhecer e contratar seguro agrícola de acordo com cada necessidade, entre as opções estão seguro para cafezal, para máquinas e equipamentos e para propriedade.

Vect.Ag - parceira da cooperativa auxilia o acesso das famílias cooperadas às linhas de financiamento rural para custear a produção e a comercialização de produtos.

Protocolo Gerações - os visitantes podem conhecer mais detalhes do programa de sustentabilidade da Cooxupé, que se subdivide em níveis de avaliação ambiental, social e econômica.

Torrefação e da Master Expresso - a indústria torrefadora da cooperativa produz a linha de cafés torrados e moídos como, por exemplo, as marcas Evolutto e Prima Qualità, enquanto a Master Expresso oferece soluções de café para o ambiente corporativo em sociedade com a Cooxupé.

Empório Cooxupé - loja com produtos como vestuários, botas, chapéus, jaquetas, jogos de facas, canecas, itens para cozinha e churrasco, cafés torrados e moídos.

Evento neutro em carbono

Femagri de 2025 tem foco no desafio de manter a produtividade dos cafezais diante das mudanças climáticas

Foto: Divulgação Cooxupé

Pelo terceiro ano consecutivo, a Femagri está na lista de eventos agrícolas neutros em carbono, com o Selo Evento Neutro Azul, um certificado de que todas as emissões de carbono geradas pela feira serão integralmente compensadas.

O selo é concedido pela Eccaplan - startup fundada em 2008 com o apoio Ministério da Ciência e Tecnologia e da USP, que tem desenvolvido programas de ação e educação contra as mudanças climáticas - e representa que todas as emissões provenientes de transporte de visitantes e expositores, consumo de energia elétrica e geração de resíduos durante a feira serão compensadas por meio do apoio a projetos ambientais certificados que capturam uma quantidade equivalente de carbono emitido.

Nas duas últimas edições da feira, mais de 80 mil quilos de carbono foram compensados.

Serviço:

Femagri 2025

Data: 19 a 21 de março

Horário: 8h às 18h

Local: Avenida Vereador Nelson Elias, S/N, no Japy, em Guaxupé (MG)

Entrada: Gratuita – credenciamento na recepção

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2025/03/19/femagri-deve-reunir-35-mil-cafeicultores-em-guaxupe-ate-sexta-feira.ghtml

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.