MPF arquiva inquérito sobre sigilos envolvendo Lula e Janja
"/>
arquivou o inquérito que investigava as decisões da Presidência da República que colocaram sob sigilo os gastos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama Janja e as informações sobre visitas dos filhos do petista ao Palácio do Planalto. A decisão partiu do gabinete do procurador-geral da República, Paulo Gonet.
A PGR tomou a decisão na virada do ano, por meio de despacho monocrático. A justificativa para o arquivamento também está sob sigilo. As informações são da revista Veja.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
O MPF havia aberto a apuração em fevereiro para investigar a chamada caixa-preta criada no Planalto, com a decretação de sigilos de 100 anos. O procedimento mira “supostas irregularidades ocorridas na Presidência da República” em casos em que o Planalto sonegou informações que deveriam ser divulgadas pelas regras de transparência pública.
Os alvos da apuração sobre sigilo
Os investigadores buscavam os motivos que levaram o governo Lula a esconder informações sobre a quantidade de assessores que auxiliam Janja. Além disso, apuravam “o uso de sigilo com relação à visita dos filhos do presidente Lula ao Palácio do Planalto”.
https://www.youtube.com/watch?v=K_BY74-uOq4
O inquérito ainda mirava a sonegação de dados sobre o uso do helicóptero presidencial e gastos com alimentação no Palácio da Alvorada.
Leia a reportagem: https://revistaoeste.com/revista/edicao-297/o-governo-do-sigilo/
da Revista Oeste
Em fevereiro de 2025, a revista Veja informou que o caso havia parado na assessoria criminal do gabinete de Gonet por envolver o presidente da República. Desde então, não houve novos avanços até o arquivamento.
O post https://revistaoeste.com/politica/mpf-arquiva-inquerito-sobre-sigilo-envolvendo-lula-e-janja/
.
https://revistaoeste.com/politica/mpf-arquiva-inquerito-sobre-sigilo-envolvendo-lula-e-janja/