# Descentralização

Passado, presente e futuro

Esse texto é um esboço dos passos que superamos e superaremos, até uma hiper descentralização, havendo, portanto, um breve exercício de futurologia.

### 1. Descentralização da Informação:

Poder de computação e conectividade

(Computadores, internet e criptografia)

### 2. Descentralização do Dinheiro:

Poder de compra e poupança deflacionaria

(Moeda criptográfica e mineração de dados)

### 3. Descentralização das Organizações:

DAOs - Organizações Autonomas Descentralizadas (Linux, Tor, Git e Nostr)

### 4. Descentralização das Comunidades

Comunidades Autônomas Descentralizadas:

Pessoas e tecnologias em volta da produção colaborativa de códigos, notícias, finaciamento, ensino e outros, amplamente independentes do Estado.

### 5. Descentralização dos Contratos

Indivíduos Autonomos Descentralizados:

Private Law Society - Contratos com enforcement criptomonetário.

### 6. Descentralização da Defesa

Forças Privadas Independentes:

Seguranças, polícias, exércitos privados e outros serviços, prestados por contratação via aplicativos tal qual Uber, mas bem mais descentralizado. E possuindo sistemas de investigação mútuas para impedir abusos de poder.

### 7. Descentralização da Governança

Sociedades Autônomas Descentralizadas:

Residências/Condomínios Privados Livres, baseados na facilitação e barateamento do transporte de pessoas, bens e residências, e da autosuficiencia, tal como em projetos de Seasteading.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

A descentralização é o futuro.

Mas como pretende descentralizar o governo?

Ja tem projeto?

O conjunto das tecnologias e comunidades anteriores, mais as tecnologias de mobilidade.

Esse último ponto da mobilidade é muito importante, porque, mesmo com todos os meios anteriores, nem sempre é possível parar a inconviniencia, a burrice e a loucura humana, é muito mais fácil se afastar.

Mas não tem um projeto muito claro disso, citei o Seasteading porque é o mais visível com relação ao transporte de residências...

Uma empresa associada a eles criou os Pods que são residências flutuantes que duram, tem acesso direto a água, e são facilmente transportáveis.

Network State (Balaji)

A igreja batista não precisa estar ligada a nenhuma convenção. Tanto que existem igrejas batistas independentes. Elas podem se associar a convenções mas não é mandatório. A convenção batista do Brasil, já não permite isso, razão pela qual eu não considero isso sério. As igrejas batistas verdadeiras são eminentemente locais. No nível do bairro. E podem ter igrejas co-irmãs ou filhas, mas que não respondem absolutamente a ninguém exceto à sua membresia.

Sim, sem dúvidas. A igreja local é soberana em suas decisões.

Gostei do seu vídeo 🤝

Mas mesmo sabendo que o termo Permissionless Society já é comum, não acho que ele resuma bem a questão, pois acordos são parte vital em uma sociedade privada e eles exigem permissão. E, de uma forma geral "permissão" é o diferencia uma relação consensual de uma agressão.

Prefiro "Private Society"

Não conhecia esse "roadmap" do descentralismo. Chegaremos lá.

Eu considerei dos pontos que estão mais bem desenvolvidos até os pontos que estão menos desenvolvidos, em termo de atuação de pessoas, como do nível de tecnologia.

Mas esse é só um esboço por enquanto, pois tem bem mais coisas envolvidas que eu não considerei como a interferência das IAs, das impressoras 3D, a rede LoRaWAN e outras práticas e tecnologias já envolvidas no processo de descentralização.