Vou dar uma de Monark aqui kkk

Por que os meses não tem 5 semanas de 6 dias cada totalizando exatamente 30 dias?

É muito mais proximo e fechadinho com 29,5 dias que tem a rotacao da lua sobre a Terra.

E para combinar com o numero de dias do ano, bastava fazer um ano com 366 dias, ou seja, mais uma semana, e organizava a diferença no ano bissexto, retirando 3 dias.

Assim ficariam anos, meses e semanas, muito mais bem definidos durante o ano, pois seria tudo mais regular a base de 3:

Ano: 366 ou 363, 12 meses e 6 / 3 dias

Mês: 30 dias (5 semanas de seis dias)

Dia: 24h

Hora: 60 minutos...

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Isso talvez explique porque é um desfavor ficar tentando emplacar outra cripto como Monero por ex, no lugar do bitcoin só pq tecnicamente pode ser melhor. É porque depois que uma coisa entrou em vigor, funciona e se enraizou, não da pra ficar tentando mudar pq a confusão e desconfiança que gera é pior que os benefícios da mudança.

E se daqui a um tempo pensarem em uma forma melhor ainda? Aí muda tudo de novo? Não dá neh…

Mas é bem importante entender isso…

tipo tentar forçar o sistema métrico em cima dos americanos ;)

Boa parte do mundo usa os graus celsius para medir temperatura, mas não se usa para tudo, são apenas convenções gerais.

Assim como o calendário atual acaba sendo para ter uma relação comum entre os povos, mas não é bom para ter uma noção precisa e organizada do tempo de forma geral.

Nesse sentido, uma pessoa pode se organizar conforme mais de uma métrica conforme seus objetivos, tal como povos com seus calendários próprios (ou outras medidas) fazem.

Acho que vc tá sendo nazista 😅

Kkkkk seria, se tentasse impor...

Mas lembre que o sistema métrico foi imposto na maior parte do mundo e apesar dos problemas iniciais, facilitou muitas coisas.

O meu objetivo aqui nem é fazer uma mudança geral, é só propor uma outra forma de medir o tempo, algo que pode facilitar em alguns objetivos pontuais. Tipo o que ocorre com diferentes medidas de temperatura.

A base da minha medida, nem foi mudar os fenomenos reais, por exemplo, mas se ajustar melhor a eles. Até porque as medidas astronomicas, que são a base, são todas "quebradas" entre si.

Um dia não tem exatamente 24h, uma das quatro fases da lua não tem exatamente 7 dias, um mês (4 fases da lua) não tem 28 dias, mas dá para organizar de forma que ele se auto ajuste com o tempo, tal como propuz...

Já que com "5 fases da lua" (nova, quinta crescente, gibosa crescente, gibosa minguante e quinta minguante) por mês, em 8 anos, as semanas astronomicas voltam a se ajustar 'perfeitamente' no mês.

Já deu uma olhada no calendário revolucionário francês? Era um calendário totalmente decimal (feito pra acompanhar o sistema métrico). Tinha até hora decimal.

Ficou em vigor na frança até a queda de napoleão. E se não me engano, foi retomado depois durante a presidencia do napoleão III e do segundo império.

Era de base solar, composto de doze meses de 30 dias (três semanas de dez dias, denominadas décadas) totalizando 360 dias. Os dias de cada década eram chamados primidi, duodi, trididi, quartidi, quintidi, sextidi, septidi, octidi, nonidi e decadi. Para completar o número de dias do ano, eram acrescentados cinco dias (ou seis, nos anos bissextos) no fim do ano, de modo que este ficasse alinhado ao ano trópico (aproximadamente 365, 25 dias). O sexto dia complementar, acrescentado a cada quadriênio, era consagrado à celebração da república.

O ano começava no equinócio de outono (22 de setembro, no hemisfério norte), data da proclamação da República francesa, e os nomes dos meses eram alusivos às condições climáticas da época e à correspondente fase do ciclo agrícola, na França.

O dia era dividido em dez horas, que se subdividiam em cem partes (como minutos), as quais se subdividiam em mais cem (como segundos). Essa subdivisão mínima equivalia a 0,864 segundos. Dessa forma, a conversão de, por exemplo, 14 horas 31 minutos 51 segundos, para o calendário revolucionário, resultaria em 6 horas 5 minutos e 45 segundos. Cada hora do calendário revolucionário equivalia a 2 horas e 24 minutos convencionais. A divisão do dia em base decimal jamais foi usada na prática, tendo sido abolida oficialmente em 1795.

(fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_revolucion%C3%A1rio_franc%C3%AAs)

Tem várias razões para o tempo não ser medido de forma geral a base 10, que é pelo fato de 10 ser divisível apenas por 2 e 5, para dar inteiro e não se encaixar bem em medidas astronômicas (circulares), que são a base do calendário e da noção direta do tempo.

O número 6, por outro lado, se ajusta muito bem com medidas circulares, com a medida astronômica e biológica, já que um ciclo lunar tem quase 30 dias, um ano tem quase 366 dias e as horas já são divididas em 24, os minutos em 60 e os segundos em 60, até porque nós dormirmos em media 1/3 do dia.

Hoje vocês tão dando aula

Os professores do nostr :-D

A área que eu estudei tem a ver com quase tudo o que eu falo ou faço kk

Medidas, geometria, astronomia, tempo, imagens, direito, economia e programação, mas claro alguns desses bem menos que os outros kkk

Você é bem multitarefa

Nada kkk

Só sei um pouco de cada, não sou tão aprofundado assim...

Sou mais autodidata e polímata, gosto de mexer em diferentes coisas e ser versátil.

nostr:nprofile1qqs2tmjyw452ydezymtywqf625j3atra6datgzqy55fp5c7w9jn4gqgpz3mhxue69uhkzmr8duh82arcduhx7mn99uzc8pmd falando sério. Eu te entendo 🫂, tem tanta coisa errada nesse mundo que poderia ser feita de forma melhor, mas o vício não deixa. O pior que isso se perpetua com as gerações. Eu mesmo acho loucura como as teclas são dispostas em um teclado de computador. Para pra pensar comigo (Ciro Gomes falando), se o corpo humano é simétrico, porquê as teclas do teclado também não são? Não sei se reparou, mas esse é o meu teclado:

Teclas de um teclado de computador foram baseadas no mesmo modelo da máquina de escrever. A da máquina de escrever era feita desse jeito pra os mecanismos da tecla não tombarem uma com a outra. Mas já existem teclados que são alinhados, são chamados teclados ortholineares.

Um problema desse teclado novo é que seus dedos da mão direita e esquerda vão ficar se batendo, então se for comprar um desses, compre um que é dividido em dois.

É isso mesmo, meu teclado é ortolinear.

No meu, não noto problema com os "dedos se batendo". Mas adoraria que ele fosse dividido no meio, podendo afastar os braços. Já faz um ano que utilizo esse, e de lá pra cá, já existem esses modelos disponíveis no aliexpress. É foda que o haddad encareceu esses produtos. Um teclado desses não sai por menos de mil reais.

O bom era achar uns libertários que aceitassem fazer negócio por fora kk

Não entendo nada disso, mas sei que o formarto QWERTY é pensado para facilitar a escrita do inglês e que o teclado tradicional é pensado para o uso destro...

Nessas duas coisas já se observa que acaba se afastando muito dos públicos que se afastam mais do estilo da escrita inglesa e que não é destra, por isso um padrão único quase nunca cobre todos os usos para algo.

13 meses de 28 dias faz mais sentido.