Atirador da Universidade Brown confessou crimes antes de morrer

" alt="Universidade Brown"/>

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos informou, nesta terça-feira, 7, que o Escritório de Investigação Federal (FBI) apreendeu um dispositivo eletrônico com vídeos gravados pelo responsável pelo https://revistaoeste.com/mundo/atirador-deixa-varios-feridos-em-universidade-nos-eua/

, em 13 de dezembro, depois do atentado. Ex-aluno da Brown e cidadão português, ele planejou as ações por anos e deixou vídeos nos quais confessou os crimes, sem explicar as motivações.

Claudio Neves Valente, de 48 anos, foi encontrado morto em um depósito em New Hampshire depois de matar dois estudantes e ferir outros nove em um prédio de engenharia da universidade, em 13 de dezembro. Dois dias depois, em 15 de dezembro, Neves Valente matou o professor do https://www.mit.edu/

(MIT) Nuno Loureiro em sua residência, no subúrbio de Brookline, em Boston.

+ Leia mais notícias do https://revistaoeste.com/mundo

em Oeste

Segundo o Departamento de Justiça, durante a busca no depósito onde o corpo de Neves Valente foi localizado, em 18 de dezembro, o FBI apreendeu um dispositivo eletrônico com diversos vídeos curtos gravados por ele depois dos tiroteios. Nas gravações, feitas em português, o atirador afirmou que planejava o ataque havia pelo menos seis semestres.

https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2026/01/neves-valente_tanscript_0.pdf

Ele não explicou por que escolheu a Brown nem o professor, com quem havia estudado em Portugal décadas antes. Em uma transcrição traduzida para o inglês e divulgada pelo Departamento de Justiça, Neves Valente disse que acreditava não ter nada pelo que se desculpar e relatou ter ferido o olho durante o ataque.

“Não vou pedir desculpas porque durante toda a minha vida ninguém me pediu desculpas sinceramente”, afirmou. Ele também rebateu acusações divulgadas pela influenciadora Laura Loomer depois do ataque, segundo as quais o atirador da Brown teria falado em árabe, dizendo algo como “Allahu akbar” ao entrar no auditório.

Neves Valente afirmou que não falava árabe e que não pretendia fazer qualquer tipo de declaração. “Eu nunca quis fazer isso em um auditório. Eu queria fazer isso em uma sala normal”, disse. “Eu tive muitas oportunidades. Especialmente neste semestre, tive muitas oportunidades, mas sempre desisti.”

https://twitter.com/DMAnews1/status/2008657272038375928

Em outro trecho, comentou declarações do então presidente https://revistaoeste.com/tag/donald-trump/

. “Gosto especialmente das m***** do Trump, de ele ter me chamado de animal, o que é verdade. Sou um animal e ele também, mas não sinto amor nem ódio pelos Estados Unidos”, disse, segundo a tradução oficial.

Durante as buscas por Neves depois dos ataques, Trump declarou: “Espero que consigam capturar esse animal.”

Nos vídeos, Neves insistiu que não era doente mental, afirmou que não queria notoriedade e disse que as gravações não constituíam um manifesto. Acrescentou que seu “único objetivo era partir mais ou menos” em seus “próprios termos” e garantir que “não seria ele quem acabaria sofrendo mais com tudo isso”.

A polícia de Rhode Island investiga o ataque na Universidade Brown | Foto: Divulgação/X/@YossiBenYakar

“Não, isso não pode acontecer. Então, se você não gosta, azar”, afirmou. Ele classificou a execução dos assassinatos como “um pouco incompetente”. “Mas pelo menos algo foi feito”, disse. O ataque deixou nove feridos e dois estudantes mortos: Ella Cook, aluna do segundo ano, de 19 anos, e o calouro Mukhammad Aziz Umurzokov, de 18.

Dois dias depois, segundo as autoridades, Neves Valente matou a tiros Loureiro. Os dois haviam frequentado o mesmo programa acadêmico em uma universidade em Portugal entre 1995 e 2000. Loureiro concluiu o curso de física no Instituto Superior Técnico, em 2000, conforme sua página no corpo docente do MIT.

https://twitter.com/WhiteHouse/status/2000274834585207223

No mesmo ano, Neves Valente foi demitido de um cargo na Universidade de Lisboa, segundo um registro de notificação de dispensa assinado pelo então presidente da instituição, em fevereiro de 2000. Na gravação, ele disse que possuía o espaço de armazenamento onde seu corpo foi encontrado havia cerca de três anos.

Em comunicado divulgado na terça-feira, a Universidade Brown afirmou que “a gravidade desta tragédia continua a pesar fortemente sobre toda a comunidade da Universidade Brown” e que segue lamentando a morte dos dois estudantes, além de rezar pela recuperação completa dos feridos.

Atirador da Universidade Brown descreve encontro com testemunha

Neves Valente também relatou nos vídeos um confronto com uma testemunha na Brown, episódio que acabou levando à sua identificação dias depois. De acordo com a polícia, a testemunha teve vários encontros com Neves Valente antes do ataque.

Depois da divulgação de imagens da pessoa de interesse, ela passou a publicar no fórum Reddit que reconhecia o suspeito e sugeriu que a polícia investigasse um Nissan cinza “possivelmente alugado”. Outros usuários recomendaram que o FBI fosse informado, o que, segundo a testemunha, foi feito.

Imagem do homem que seria o atirador de Brown University | Foto: Reprodução

Até então, de acordo com o relato policial, as autoridades não haviam associado nenhum veículo ao atirador. “Na verdade, fui confrontado”, disse Neves Valente sobre o ataque na Brown, acrescentando que a testemunha anotou sua placa. “Sinceramente, nunca pensei que demorariam tanto para me encontrar.”

Ele reiterou que não nutria amor nem ódio pelos Estados Unidos, país para o qual se mudou há cerca de 25 anos para cursar a pós-graduação em física na Brown, antes de sair na primavera de 2001. Neves Valente estudou na universidade com visto de estudante e obteve residência permanente legal em setembro de 2017. Seu último endereço conhecido era em Miami.

O post https://revistaoeste.com/mundo/atirador-da-universidade-brown-confessou-crimes-antes-de-morrer/

.

https://revistaoeste.com/mundo/atirador-da-universidade-brown-confessou-crimes-antes-de-morrer/

Reply to this note

Please Login to reply.