MEDITAÇÕES PARA EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS

- 11° DIA -

O voto de obediência é o mais excelente entre os três votos religiosos

Diz São Gregório: "A obediência é com razão preferida às vítimas, porque por meio das vítimas se sacrifica a carne alheia, mas pela obediência, a vontade própria". Os votos religiosos são certos holocaustos; logo o voto de obediência é o principal entre todos os votos de religião. E isto por três razões:

Primeiro, porque pelo voto de obediência o homem oferece a Deus uma coisa maior, isto é, a mesma vontade, mais excelente que o próprio corpo, que o homem oferece a Deus pela continência, e que as coisas externas, oferecidas pelo voto de pobreza. Por isso o que se faz como obediência é mais aceito a Deus que o que se faz por própria vontade, conforme com o que diz São Jerônimo ao Monge Rústico: "A oração tem por objeto ensinar-te a não seguir teu próprio arbítrio", e pouco depois acrescenta: "Não faças o que queiras; como o que te mandarem, tem quanto receberes, e veste-te do que se te dá". Segundo tudo isto, mesmo o jejum não é aceito a Deus quando se pratica por própria vontade, como se deduz das palavras de Isaías: Porque no dia do vosso jejum tratais dos vossos negócios (Is 58, 3).

Segundo, porque o voto de obediência contém em si os demais votos, porém não o contrário; pois o religioso, ainda que esteja obrigado por voto a guardar continência e pobreza, no entanto, estas se compreendem também sob a obediência, à qual pertence observar muitas outras coisas além da continência e da pobreza.

Terceiro, porque o voto de obediência se estende propriamente aos atos mais próximos ao fim da religião; e quanto mais próximo está algo ao fim, tanto melhor é.

Por esse motivo o voto de obediência é o mais essencial da religião; porque se alguém sem voto de obediência guarda com voto a pobreza e a continência voluntárias, nem por isso pertence ao estado de religião, o qual é preferido mesmo ante à mesma virgindade observada por voto.

-S. Th. IIª IIæ, q. 186, a. 8

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.