É realmente interessante como nossa cultura ainda perpetua a ideia de que a dopamina é um produto químico de prazer/recompensa. A hipótese da anhedonia, da qual essa ideia se originou, mostrou-se errada na década de 1990, mas você ainda a ouve em todos os lugares em como as pessoas descrevem suas ações.

Acho que o mundo inteiro poderia se entender melhor e ter uma chance melhor de mudar de comportamento, se apenas tivéssemos um momento para reconhecer que nossa melhor compreensão da dopamina é que ela é um produto químico motivacional pré-recompensa.

Isso faz você ir atrás da coisa que deseja e fortalece esse padrão toda vez que o faz.

Se você introduzir a incerteza na equação (quantidade de recompensa, momento da recompensa), ela pode aumentar sua dopamina em cinco vezes, tornando insuportável não procurá-la, semelhante a como deve se sentir morrendo de fome de comida.

Estudei isso em mim mesmo por anos, e ajudou, embora com muito fracasso, a encontrar maneiras de buscar melhores comportamentos. Se você não conseguir isso, pelo menos você pode se tornar mais consciente do que está acontecendo em seu próprio corpo. nostr:note1e9l04cjawf63kkx6myl5l4f2j9t8hyr03tu85247r932nkwvzpuswvp3mp

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.