Quando estudei sobre Redes, mais especificamente, o surgimento da Web, percebi que aquilo que conhecemos como Internet hoje está muito longe do que foi idealizado na época. A internet foi projetada para operar de maneira descentralizada, com vários servidores espalhados, você deveria hospedar seu servidor. Hoje em dia tudo está na nuvem, só acessamos 3 ou 4 sites diariamente, os servidores estão centralizados nas Big Techs.

Isso me trouxe nostalgia dos anos 2000, onde as pessoas tinham seus próprios blogs para postar suas ideias ou até mesmo contar sobre seu dia-a-dia. Claro, havia redes sociais como Orkut, que também eram acessadas diariamente, mas não era algo gigante como hoje.

E o Nostr é, de fato, a Internet mais perfeita do que jamais foi. É, para o compartilhamento de informação, a mesma revolução que o Bitcoin foi para o dinheiro. Veja, você pode se comunicar com os outros independente de qual aplicativo/plataforma estejam usando, até mesmo através do terminal se preferir (como nos velhos tempos), não gostou de nenhuma alternativa? Você tem liberdade pra criar sua própria. Os servidores são totalmente descentralizados e rodados de maneira voluntária. Você pode hospedar seu próprio servidor. Tem uma ideia de função boa que pode ser implementada? Faça um NIP (Nostr Improvement Possibilities).

O Nostr não é apenas um retorno àquilo que a Internet realmente deveria ser. Na verdade, ele representa algo mais profundo: assim como o Bitcoin aperfeiçoa o conceito de propriedade privada, tornando-o mais seguro e inviolável do que jamais foi, o Nostr aperfeiçoa a própria essência da Internet, tornando-a mais perfeita do que jamais foi.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Eu sou novo ainda, peguei o final do 3G, mas hora que acesso o Nostr... Eu sinto algo que nunca tinha sentido antes... É como deveria ser

Também.

A internet sempre vai ser centralizada por desenho. Sempre vai haver os Backbones e isso já é uma centralização. Temos que pensar fora da caixa e criar uma forma de conexão totalmente nova. Tenho umas ideias a respeito se quiser conversar sobre o assunto será um prazer

Concordo com você, mas é como diz o ditado "Em terra de cego, quem tem um olho é rei".

Comparado ao resto da Internet, o Nostr é sim muito descentralizado.

Verdade, é a melhor opção que temos no momento. Inclusive pode rodar em cima da nova forma de conexão que pretendo criar de forma realmente descentralizada.

Quero saber, manda DM.

Mandei DM lá

Você fala de uma forma de rede mesh 2.0?

Vejo que o problema da internet atual é a justamente a alta dependência de intermediários, principalmente em serviços de conexões entre países, e mesmo em redes como a starlink, que elimina a maioria deles, ocorre uma forma de centralização ainda maior.

Acho que no nível tecnológico que temos hoje não há como mandar diretamente um sinal do Brasil para o Japão, por exemplo. A única coisa que talvez poderia transmitir esse sinal diretamente seriam os neutrinos, mas sequer sabemos o suficiente sobre eles atualmente, quem dera o controlar para esse fim...

Exatamente! Na minha opinião o rádio é o único caminho para a descentralização. Em especial sua integração com a internet convencional como ponte de comunicação para além do simplex. Basta desenvolvermos o protocolo. Quem topa entrar no projeto?

Mas não eliminaria os backbones, certo?

Não entendo como esse processo de integração por protocolo seria feito, também... Não sou da área.

Sim é possível eliminar qualquer tipo de máquina centralizadora. Ja faz tempo que escrevi o conceito em maus manuscritos. Quando vi o pessoal aqui no #Nostr falando sobre internet descentralizada ressurgiu meu interesse no assunto. Se pá digito o “white paper” na minha conta do github. Quem tiver conhecimento de programação pode colaborar. Acredito em um projeto de código aberto nesse sentido.

Redes mesh, ainda estão no começo, mas acho que serão uma alternativa. Satélites privados voluntários também são bem vindos.

Exatamente. Ha de se criar protocolos de dns descentralizado também.

Coincidentemente falei disso hoje, mas mesmo ela não sendo o que foi idealizada ela sempre tem a possibilidade de ser. note1j4v5awv3wpguxuywm245kc6l7qllankj6q84fkxadjed2hftxxlslzxl5e