Perguntei baseado em uma sensação, mas logo depois notei a semelhança com a ideia de Matrix.

Talvez o que tenha me motivado a pensar sobre isso sejam pensamentos anteriores sobre:

- A evolução rápida das IAs (e redes neurais) frente a inteligência humana em si, pelo quanto de foco se dá em melhorar as tecnologias em detrimento das pessoas;

- A individualização em termos de círculos enfraquecidos de relacionamento, apoio entre as pessoas e até na compreensão;

- A crescente dependência tecnologica em termos sociais e psicológicos;

- A influência das narrativas/propagandas na nossa vida;

- O quanto a gigantesca maioria das pessoas confunde senso comum com sensatez, aparência com realidade, impressão com sabedoria, arrogância com conhecimento e poder financeiro/político/fama com valores humanos (moral, ética, educação, justiça e etc).

Mas agora, depois de pensar melhor sobre tudo isso, me parece que o ser humano é escravo da sua própria inconsciência ou ignorância, antes mesmo de tudo isso... Depende antes de qualquer máquina, dos vícios da sua própria máquina mental.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Pensei em 2 coisas lendo sua resposta:

Sobre enfraquecimento de relações, a IA vai substituir a relação humana para muita gente psicologicamente fraca, que prefere um simulacro de relação com um ente subserviente. Muita gente é protoditador no íntimo, a IA é mais agradável que um humano, nesse caso.

O sucesso de canais do youtube como o primitive technology da conta desse sentimento de rejeição, ou não naturalidade, do avanço tecnologico no qual vivemos.

Ponderações pertinentes as suas, obrigado.