eu entendi agora porque eu não gosto de memes. porque eu não gosto da maioria das piadas que as pessoas fazem. porque muitas pessoas têm medo de olhar pra si mesmas e só conseguem rir da própria projeção nos outros. e eu não consigo. eu não acho engraçado alguém que sente algo desafiador e age confessando sua dor, seja com reclamação ou qualquer outra atitude.

mas uma coisa que as pessoas que fazem piadas com outras me ajudam a acessar é a raiva. uma emoção que quase nunca chega assim com tanta força, mas aparece quando eu vejo isso. quando eu vejo um monte de crianças apontando pra uma única e a acusando de qualquer coisa. e pretensos adultos.

quando isso acontece com as crianças, eu digo imediatamente para pararem. e depois eu escuto cada uma porque sei que todas estão com dores precisando ser acolhidas. quando eu vejo isso acontecer com adultos eu só posso olhar pra mim mesma e ver a minha própria falta de ética e o que essa raiva me convida a transformar.

e eu me recolho, agora, pra sentir e integrar isso aqui. mas não queria deixar de escrever.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Nem sempre é raiva, as vezes é pedagógico e moralizante («ridendo castigat mores», «corrige os costumes rindo/ridicularizando»).

Mas de fato alguns memes e piadas são puro suco do raiva impotente e do preconceito.

.

é, eu coloquei todos os memes no mesmo saco, mas não é isso, mesmo.

eu não sei se eu gosto de coisas pedagógicas e moralizantes, apesar de eu desde criança ter certa inclinação pra isso.

mas depois de olhar pra educação com muita atenção e cuidado, eu comecei a inibir essas minhas tentativas de ensinar qualquer coisa, especialmente para crianças. só que aí eu acabei caindo num outro extremo porque fui agindo como se essa fosse uma regra intransponível.

não tem saída pra essas generalizações. se eu não estiver atenta e presente ao momento, eu vou agir a partir de uma regra cheia de sentido, mas que precisa ser atualizada sempre.

Acabei não entendendo o porque de você não gostar de memes e piadas. É porque você racionaliza tudo?

hahaha acho que não exatamente, mas sim, também. eu gosto de piadas, eu até sou capaz de fazer algumas. 😋 o que eu não gosto é de piadas e memes que ridicularizam as pessoas, de um jeito que parece que a pesso que fez não se importa nem um pouco com o que a outra sente, e principalmente quando são pessoas específicas.

a verdade é que não estava tão claro pra mim, também, mas agora entendi o aspecto que me pega mais. acho que prestar atenção no que as pessoas sentem e ficar sempre tentando ver o que precisam muitas vezes me desloca de mim e eu fico meio paralisada. então os memes e piadas que parecem não se importar me tocam nesse ponto que eu preciso cuidar, transformar em mim.