Vou fazer um textão de algo que me preocupa. Eu sou usuário de bitcoin desde 2015. Estou nisso há um certo tempo. E me preocupa muito essa mentalidade radical "maximalista". Por vários aspectos:

1 - Isso cria um comportamento de manada, de tribo. A pessoa se identifica tanto com uma tribo, nesse caso a tecnologia, que se torna burra e perde o senso da realidade. Ela projeta no se objeto de idolatria uma fé quase que messiânica. Isso é perigoso pq te cega e não te faz perceber mais os defeitos e problemas de tal objeto, ela perde a auto-crítica. Nada nesse mundo é perfeito.

2 - O bitcoin vem sendo assimilado gradativamente pelo sistema financeiro tradicional. Manipulação de mercado é algo corriqueiro. Como eu disse, estou nisso faz algum tempo, e no início a comunidade tinha uma mentalidade completamente diferente. Tínhamos o ideal de combater o sistema fiat que tanto escraviza a humanidade. Hj os bitcoinheiros modernos só pensam em lucros, comemoram a aprovação de ETFs, e se acham superiores, etc.

3 - O quase que total desprezo pela privacidade. Como eu disse, no início a mentalidade era diferente. A privacidade do bitcoin era algo atraente, e que aos poucos se provou ser extremamente falha e incompleta. Mas claro, quem ganhou muito dinheiro investindo não se importa nem um pouco, e se ofende quando alguém aponta esses problemas. Pergunte ao Ross Ulbricht oq ele acha disso.

Eu possuo bitcoins, não vou negar, mas o caminho que o bitcoin está seguindo é assustador. Esse "maximalismo tóxico" só vai piorar as coisas. Não significa que vc deva investir em outras moedas, "shitcoins" como muitos dizem. Aliás, até 2019 não existia essa história de shitcoin. Todos os projetos eram, de certa forma, herdeiros da proposta de Satoshi Nakamoto. Obviamente que onde há liberdade há oportunistas e scammers.

O fato é, o bitcoin está sendo assimilado pelo grande capital e os maximalistas estão tão cegos que não veêm problema algum nisso.

PS: Sobre a Monero. Eu acredito que a competição é algo salutar, pq te faz querer melhorar. Quando vc tem uma postura maximalista elitista, vc perde isso. Eu utilizo Monero para pagar meus domínios e hosting. Muita gente utiliza para escapar da censura e controle estatal de governos totalitários. Mas, por algum motivo, os maxis se ofendem quando alguém sugere que ter privacidade na L1 é algo vantajoso.

Resumindo: A comunidade parece ter perdido o ethos cypherpunk que começou tudo isso. Espero estar enganado.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Esse discurso é malandro, rs. Existem diversos interesses no mundo do bitcoin, seja uma integração amigável com o sistema tradicional, mas também tem um monte de gente tentando fazer sidechains descentralizadas para buscar entre várias coisas, privacidade e anonimato também (de forma opcional, como deve ser), além de escalabilidade e etc.

Até o Hal Finney tem post achando que o bitcoin precisaria escalar usando bancos e etc.

Enfim, eu acho que o pessoal acha que tudo é para hoje, por isso existe sempre a turma dos nano boys, monero boys e etc.

Malandro em que sentido? Eu sou hodler de bitcoin desde 2015. Eu poupo todas as minhas economias em bitcoin, mas acho ele ruim pra transacionar na hora de comprar bens e serviços. Por exemplo, comprar um carro, ou um imóvel.

O bitcoin é ouro digital. Ponto. O que está se criando em cima dele, as L2, sidechains etc. é obviamente promissor e torço pra que dê certo, mas ainda não entregou integralmente oq é necessário.

E sim, precisamos de soluções HOJE. Os governos estão aumentando exponencialmente o poder de vigilância. CBDCs estão saindo do forno.

Minha preocupação com o bitcoin é que ele pode ser proibido de transacionar qualquer bem e serviço, e ser usado somente como reserva digital. O estado vai acabar se aproveitando disso pra taxar ainda mais. O estado sabe quanto vc tem na tua carteira. Sabe quando vc faz o swap pra moeda estatal.

Será muito fácil, quando todo o sistema seguir a digitalização CBDC fazer um blacklist de "cidadãos ruins". Vc terá milhões em BTC, mas jamais poderá transferir pra moeda estatal digital nesse caso.

São necessários que me preocupam. E me preocupam justamente pq tenho bitcoins, e não pq sou contra o bitcoin, e acho moeda X ou Y melhor.

Mas como eu disse, os maxis tem dificuldade de entender esse tipo de reflexão. A paixão cega a mente. Não se apaixonem tanto assim.

Confesso que não entendi alguns pontos:

1- Por que bitcoin seria ruim para transacionar na hora de comprar um carro ou um imóvel?

2- Como o bitcoin seria proibido de transacionar qualquer bem e serviço?

3- Eu com milhões em BTC não poderia transacionar diretamente comprando um bem ou serviço sem passar por fiat? Não é esse o propósito que buscamos?

E de que forma o Monero soluciona essas preocupações que vc mencionou?

Desculpa, mas não fez nenhum sentido para mim.

1 - Vigilância de transações. Eu tenho 2 btc. Eu não quero que ninguém saiba que paguei 0.3 num bem e que agora meu saldo na carteira é 1.7

2 - O estado já faz isso em alguns países. Não é difícil de fazer isso em todos.

3 - O estado pode criar regulação que impede vc de comprar qualquer coisa com BTC a hora que a economia for completamente digital (CBDC)

O caminho que estou percebendo o bitcoin traçar é se resumir a um asset restrito(grandes fundos de investimentos, blackrock, emitindo ETFs, altamente taxadas), ao invés de ser democratizado como era a idéia inicial.

Uma minoria terá bitcoin de verdade, enquanto a maioria absoluta será escrava da CBDC, não terá literalmente nada, ou usará L2 sidechains, extremamente reguladas e vigiadas.

Um outro problema grave que estou percebendo é a questão da regulação ambiental/climática e a propaganda anti-PoW. É muito fácil o estado criar regras absurdas pra favorecer um cartel de mineradores. Uma vez isso acontecendo as transações poderão ser censuradas, carteiras colocadas em blacklists por exemplo.

Os maxis tem dificuldade de entender que uma crítica não é pq somos contra o bitcoin. No meu caso é justamente pq tenho btc e me preocupo com o rumo q as coisas estão tomando.

Uma pessoa apaixonada não vê defeitos rumo de seu relacionamento.

1- Por isso eu desejo sidechains descentralizadas com Drivechain ou Bitvm

2- O estado já faz isso em alguns países. Não é difícil de fazer isso em todos.

3- O estado pode criar regulação que impede vc de comprar qualquer coisa com Monero a hora que a economia for completamente digital (CBDC)

Sobre essa questão de mineração, existem várias soluções se isso se tornar um problema.

Sobre a Monero. Qdo vcs dizem que Monero é como as outras "shitcoins", vcs estão supondo que ela não tem utilidade, que é scam. bla bla bla

Isso não é verdade. Eu tenho btc como reserva de valor, e utilizo Monero no dia a dia pra compra de bens e serviços digitais. VPN, hosting, domínios, etc..

Suponhamos que eu possuo um site de teor político crítico ao governo. Não vou poder utilizar bitcoin, pois tenho receio do rastreio das minhas moedas.

Há pessoas que querem algo mais do q somente evasão fiscal ou se proteger da inflação. Monero pode ser uma opção pra essas pessoas.

https://www.youtube.com/watch?v=BsbvcXBn5jA

Vc pega uma turma e amplia como se todo mundo pensasse da mesma forma. Bitcoin tem todo tipo de pessoa, comunista, capitalista, que fala verdades, que fala merda e etc.

Óbvio que Monero tem sua utilidade, e as pessoas que precisam dessa característica não são inocentes e provavelmente já usam.

Mas enfim, cansei dessa conversa, rs