Hoje circulou pelas redes sociais a ideia de um programador brasileiro (não vou mencionar o nome, não vem ao caso) perguntando o seguinte: O QUE VC ACHA DA IDEIA DE O GOVERNO TER APPS SEMELHANTES E CONCORRENTES AOS APPS MAIS FAMOSOS, PORÉM TOTALMENTE GRATUITOS?

exemplo:

uber, só que o motorista fica com 100% do valor da corrida;

ifood, só que a loja fica com 100% da venda;

Consegue identificar, com clareza, onde existem problemas neste tipo de proposta? Sem ficar zoando. Argumentando mesmo, apresentando os motivos irrefutáveis de isso gerar grandes problemas?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Argumento básico: Querer coisas grátis te mantém um escravo fraco.

Vc fica cada vez mais dependente do governo. E se sair da linha ou fizer qualquer coisa que o governo não gostar, vai perder a MAMATA.

Bem óbvio de entender, certo?

Consequencia de 2a ordem: ao depender de coisas gratis, isso acaba detonando sua autoestima.

Não é capaz de prover para si mesmo e sua família? Que impacto isso gera na sua identidade, na sua noção de quem você é no mundo?

Pesquise Albert Bandura e o conceito de autoeficácia. https://arata.se/oi260

Como política pública, também é terrível o governo se meter em áreas com intervenção que gera resultado oposto. Já falei disso. EFEITO COBRA

https://nostr-arata.s3.amazonaws.com/s-theory-01-A-s-iusdf7.mp4

Daí vc diz que ainda acha importante o governo dar uma ajudinha para escaparmos da malvadeza dos grandes empresários. Adivinha só? Os grandes empresários são especialistas em capturar e maximizar subsídios. E isso leva a distorções ainda piores. Veja a obesidade e diabetes nos EUA. Culpa de subsídios que estimulam produção de milho e consequentemente alimentos ultraprocessados - https://www.youtube.com/watch?v=tjxxhhXOEcQ

Simplesmente porque qualquer app nesse sentido precisa de atualização constante, e governos não tem continuidade. Eu lembro de uma discussão que tive com o meu irmão sobre uma pizzaria que tinha um app próprio para pedidos de pizza, provavelmente um desenvolvedor fez um app padrão e as pizzarias compravam o direito de usar, só mudando o layout. Chegou um momento que o desenvolvedor não dava mais suporte, não atualizava mais o app, resultado: não funciona direito, várias incompatibilidades por falta de atualização. Agora um Ifood, que sempre recebe comissão pelas vendas, tem inventivos para ter um produto atulizado e bem construído.

É só ver qualquer app criado pelo governo, geralmente contratam uma empresa para fazer o app, a empresa faz de forma tosca, depois que acaba o contrato, eles somem e não dão mais suporte.

Em primeiro lugar, se o Estado operasse esse tipo de serviço ele não seria gratuito e sim custeado pelos impostos, obrigando a todos pagarem pelo serviço mesmo sem usar.

Em segundo lugar, Estado e Economia não combinam. Se a economia não for livre não prospera.

E em ultimo lugar o Estado é ineficiente. Está arraigado na consciência da maioria dos funcionários públicos a estabilidade independente da produtividade.

Teve aquela iniciativa do app que bloqueava o celular no caso de roubo... será que alguém ainda usa?

1° ignorar os interesses do governo:

Se fosse opensource a aplicação, vc ainda poderia ter forks e um estímulo de manutenção descentralizado, porém se o governo faz e fecha o código, como vc acha q eles vão tratar a segurança dos dados e os dados ali inseridos?

2° toda vez que vc terceiriza o pagamento (pq com certeza os programadores vão ser do governo e trabalhar para o governo, não pra empresa) separando o consumidor e interessado no produto do recebimento direto do dinheiro, vc estimula corrupção.

Assim como sus e todo o sistema governamental, vc vai destruir o ambiente que existe e cagar os estímulos, e quando de quebra aumenta o erário do governo.

Não presta, não serve, e se fizerem so vai ter uso na base do cupom ,desconto em imposto e força de lei, pq o mercado se auto-regula em forças naturais.

Interessante. E como vc lidaria com o argumento de que é necessário ajudar pessoas carentes que não possuem dinheiro para pagar?

Doaçoes e serviço comunitário existem desde a época da constituição da igreja católica.

Nada mudou.

Agredir indivíduos pacíficos vai continuar sendo errado independente da finalidade.

Agressão só é justa no caso de legítima defesa i.e. em caso de punição.

Pq vc acha que no Bostil os estímulos para estudar, por exemplo, a produção de insulina?

Deixam sua compra 92% mais cara pra distribuir "de graça" o produto "essencial".

Vc acha q mendigos em sua maioria estão no estado de mendicância pq não tem como sair ou pq a condição de mendicância da o conforto em comparação as responsabilidades que eles deveriam ter no caso de não mendicância?

Te resumo a resposta: pq os doadores estão provendo alimento a todo momento. Sentros urbanos viraram o suco de mendigos, e isso é estimulado exatamente pelos que doam.

Um indivíduo saudável pode trabalhar e com seu dinheiro decidir sobre isso, mas o mendigo prefere gastar 100% do seu dinheiro com cachaça e pegar a comida do otario que distribui na rua.

Correção: pq os estímulos caíram*

*centros

Krl perdão a pressa e o erro de ptbr

O problema é que não será gratuito e o custo do app será pago de forma compulsória através de impostos, acabando com a concorrência orgânica de outras empresas do ramo.

O problrma é brm evidente, não existe nada grátis no universo, todo gasto do governo é imposto ou inflação. Se um governo puder ser mais eficiente do que a empresa, então é vantagem, do contrário, só está dividindo a conta mais cara com a coletividade, em prejuízo generalizado, só q mais fácil de esconder.

Muito perigoso

Controle social total

Não há economia sem atrito.

A estrada para o futuro tem seu pedágio.