ok, brainstorm. mas o ponto é porque coletivizar.

se vc acha q o BTC subirá, guarde o seu. Zé pos 1 BTC no 'fundo'. Joao pos 2 BTC. depois de 10 anos, não dividirão igualmente. Zé sacará 1, João 2. Então, o fundo não fez nada que carteiras individuais não fariam.

'nao poder sacar', é uma restrição. o que Zé ganha aceitando essa restrição, se depois de 10 anos, ele receber o mesmo 1 BTC que depositorou?

Agora, se o fundo emprestasse BTC, e devolvesse 1.5 BTC pro zé, aí era outra conversa.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Você ignora o fato de que para pessoas que realmente acreditam no Bitcoin, é interessante ter semelhantes agindo da mesma forma, com skin in the game. Hoje você está exposto a um jogo e não sabe se as pessoas que estão nesse jogo estão blefando ou só querendo fazer dinheiro rápido. Um monte de gente se tremeria todo se a carteira do Satoshi Sakamoto movimentasse ou do Michael Saylor.

Bitcoin é convenção social, só tem valor porque as pessoas acreditam que tem valor, não é uma moeda commodity.

O Zé ganha a % das pessoas que não cumpriram o contrato.

Essa ideia de emprestar bitcoin não existe pois nenhum lugar aceita Bitcoin. O fundo teria que vender bitcoin por Fiat, investir e correr o risco do bitcoin valorizar e pagar menos em bitcoin do que a pessoa emprestou.

E não é sobre achar que o bitcoin vai subir. Eu acharia que o Bitcoin subiria, justamente se muitos dos bitcoins fossem congelados.

eh um jogo fraco. cada um q sai deixa 5% ou 10%, divide entre os outros. ao custo de deixar parado por 10 anos, e ter 3os gerenciando as minhas chaves e essas sobras.. Fraco.

emprestar e investir BTC é fraco tambem, como vc diz, concordo. Mas... o proposito de um fundo coletivo é usar $ pra gerar mais $. Sem isso, fica sem proposito. Um cofre coletivo de BTC já existe, se chama exchange.

por isso, não existem esses fundos BTC. Melhor guardar na minha carteira, tá na mao qdo quiser. Se precisar fugir do bostil, travarem minha conta bancaria, ou ter uma emergencia financeira.

Tá bom, rs. Não sei se você está fazendo de desentendido, mas ok.

1- Não existiria terceiros gerenciando nada.

2- Você teria liberdade para movimentar os fundos

3- Cofre coletivo = exchange? o que isso tem a ver?

4- Por isso não tem fundo BTC?

E você não colocaria todos seus Bitcoins nisso. Seria uma parte.

1- ué? então, maria quer desistir e pagar a multa. Ela tem que dividir a maulta entre todos os outros? Fazer conta, pedir endereco de todos, etc? Fazer n transações manuais? Alguem tem que controlar...

2- liberdade com multa. Se deixar na minha carteira, é liberdade sem multa.

3- ué. todos nós podemos deixar BTC na exchange. Não rende nada. Mas eles prometem que está lá. (ok, nesse ponto seria diferente se o fundo comprovasse que 100% do BTC está com eles, seria um cofre coletivo de verdade, sem fracionamento)

4- sim, o seu jogo nao vale a pena, nem investir/emprestar BTC diretamente. Exchange e ETF é só cofre coletivo com fracionamento e taxas, se eles investem o valor do seu BTC ou o seu deposito em R$, fica tudo com eles..