Seu comentário é burro em tantos níveis que é difícil de mensurar a profundeza de tamanha ignorância.

A WoT do coracle.social e da PLS têm objetivos diferentes e atendem demandas diferentes. Boa para filtros de spam e outras coisas relacionadas ao uso no cotidiano em uma rede social. Simples e eficaz quanto a isso. Uma bela solução, não posso negar. Mas que não atende ao objetivo da PLS em si e dos usuários do sistema em questão, visto que se trata de um sistema político a priori.

O objetivo dessa implementação vai para um âmbito jurídico e político. Não de uso de uma rede social, filtro de spam ou coisa similar. É realmente uma rede de confiança mais fechada de fato. Os seus amigos aos quais confia para realizar negócios. Se eu não confio em você (com bons motivos), a minha vizinhança, se posso assim dizer, tem bons motivos para não confiar em você de igual forma. Agora quem confia em você? Quem da minha rede de confiança te deu nota positiva? Ninguém! Então você, ser energúmeno, sem sombra de dúvidas é alguém de desconfiança clara para todos os que confiam em mim. O grafo serve apenas para ajudar quanto a essa sinalização.

Se você me der uma nota negativa, isso é irrelevante para toda a minha rede. Já é esperado que você o faça e que isso seja irrelevante, porque ninguém confia em você.

> Um WoT score confiável deve ser completamente independente de julgamentos humanos.

Errado! Isso vai justamente contra a ideia de WoT. Mesmo a WoT do coracle leva em consideração o julgamento humano na hora de mutar indivíduos ou seguir os mesmo. Isso por si só já é um julgamento humano. O amigo que eu sigo mutou um idiota ou um robô aleatório, então o meu score com ele é menor. Veja como você mesmo com uma citação de uma boa WoT já cai em contradição...

A WoT da PLS tem outros objetivos e está cumprindo perfeitamente com os objetivos propostos. Se não gosta do projeto ou de quem está envolvido, ou de ter levado uma nota negativa (uma não, várias), crie suas próprias notas, marque pessoas como confiáveis ou inconfiáveis, faça bons laços de negócios e ganhe credibilidade e confiança de pessoas se esforçando para isso e firmando fortes laços com pessoas relevantes que te darão notas positivas (se tiver alguém louco o suficiente pra confiar em você e ainda te dar notas positivas). Faça o seu jogo, sua rede, suas regras.

No fim, é disso que se trata a política: amigos e inimigos. Antigo dizeres populares: "O inimigo do meu inimigo é meu amigo"; "O amigo do meu amigo é meu amigo"; "O inimigo do meu amigo é meu inimigo"; e assim por diante. Agora acho difícil um ser como você parar e ter algum pensamento crítico real do mundo. Agora pra falar merda você é sem dúvidas um profissional!

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Aprenda o poder da síntese, meu caro. Diferentemente de você, eu trabalho. Respeite o tempo dos outros.

WoT é WoT. A proposta é absolutamente a mesma. O Coracle não leva em consideração o julgamento tendencioso de usuários magoados, mas sim as suas ações genuínas, tais como dar mute em determinado usuário. Ninguém dá "mute" por mero ranço. Isso sim é ação genuína.

É fácil defender o próprio software, mas antes de fazê-lo, estude estatística, análise de dados. Ação sem conhecimento é um desastre.

Sem mais, fico por aqui. Meu tempo é dinheiro, literalmente.

> Ninguém dá "mute" por mero ranço. Isso sim é ação genuína.

Ahh claro! Não é você que mantém a filosofia do "mute sem pena"? Tanto o dar follow/mute como o dar nota positiva/negativa são ações válidas em uma WoT e cada um tem um propósito subjetivo para fazer tais ações. Assim como alguém pode em teoria avaliar negativamente alguém por mero "ranço", o mesmo pode se dizer do mute. Digo até que uma avaliação positiva ou negativa tem muito mais peso quanto a isso porque é uma ação consciente e própria do meio político da coisa. Eu quero queimar aquela pessoa na minha rede então eu ativamente vou lá e o faço. Eu quero dar crédito à aquela pessoa. Eu vou lá e o faço. Eu posso seguir uma pessoa e não concordar em nada com ela, mas quero estar por dentro do que ela fala porque talvez me prejudique. Várias pessoas seguem o Lula e o Bolsonaro no X, por exemplo. Isso faz com que todas as pessoas que o sigam, o sigam porque gostam dele? Não! Mas por outro lado, muitos dos que seguem o Lula o marcariam como inconfiável num protocolo de justiça. Nesse cenário as notas são mais objetivas para um protocolo de justiça do que follows e mutes. Novamente, propostas diferentes, ações diferentes. Está escancarado que você nem se esforça pra entender o propósito do sistema em si (que nem é meu, estou fazendo apenas uma parte dele).

O que faz você classificar um mute como uma ação genuína e classificar uma nota positiva ou negativa à um usuário como uma ação não genuína? Você está carecendo de lógica novamente. É fácil falar em estatística por cima pra se travestir de alguém inteligente, mas sequer procurar entender os objetivos por trás de cada software. Antes de criticar algo, você deveria entender no mínimo o propósito para que aquela coisa exista.

Ainda vem me falar de trabalho e pra "respeitar o tempo dos outros". Eu concordo que eu deveria respeitar mais o meu tempo e não trocar farpas com um idiota como você. Mas vir com esse papinho de trabalho é um puro ad hominem raso, além de uma tremênda babaquice. Acha que eu não trabalho só porque não sirvo à uma empresa x ou y? Saiba que existem tasks bountes na PLS, então de certa forma meu trabalho já é monetizado. Embora ainda não seja escalável, vou lutar para que seja. Ninguém é maior ou menor por conta de uma carteira de trabalho assinada. Isso só demonstra de novo a mentalidade fiduciária que há em você.

Dou graças à Deus que sou abençoado por poder ser remunerado, tanto com as tasks bounties como com as doações de pessoas de bom coração e que acreditam no meu trabalho. Um dia isso será escalável e meu sacrifício trará bênção e justiça à várias pessoas mundo afora. Meu suor e sangue nisso são o proof of work desse sistema e a maneira como posso minimamente demonstrar o amor ao meu senhor e salvador Jesus Cristo que deu todo o seu tempo de vida, sua graça e seu sangue por mim. Seguirei pois o seu exemplo, mesmo que em menor escala e darei parte do meu suor e sangue para ajudar outras pessoas e ajudar na criação de algo que **vai** mudar o mundo como o conhecemos.

Agora sim, vou seguir o único ensinamento que posso ter de um pária como você: vou respeitar o **meu tempo** e não trocar mais farpas com um imundo como você.

Calango deu aula!!

Poderia ter parado em "Seu comentário é burro em tantos níveis", mas ele foi caridoso e explicou os erros do tal fulaninho que ninguém gosta.

Uma rede de pessoas detesta o cara, ou seja, um cara que as pessoas do "vilarejo" alegam não ser confiável, o que é o esperado dessa pessoa? Sair falando mal do "vilarejo". Nada mais humano do que isso.

Segue o jogo e mais uma vez: parabéns Calango!

Mal comparando, obviamente, Jesus Cristo também era odiado, tido como não confiável por pessoas do vilarejo, a tal ponto de ser

morto e crucificado.

Parafraseando-o: "Pai, perdoa‑lhes, pois não sabem o que fazem..." Lucas 23:34-43

Falácia da falsa equivalência. Além de sequer fazer sentido lógico também.

Nunca ouvi falar de Jesus:

- Comentendo falsidade ideológica

- Importunando mulheres

- Ameaçando pessoas de extorsão

- Distorcendo fatos para signficar algo que não significa

- Cometendo gaslightning na cara dura

Agora há sim um personagem na Bíblia conhecido por distocer as escrituras e atormentar pessoas até enloquecerem ou com o objetivo de as desviar da verdade. Este personagem é conhecido como **Diabo** ou **Satanás**, a antiga serpente. E você está demonstrando ser um discípulo dedicado do mesmo. Sempre tentando dobrar a realidade, mesmo que não tenha o mínimo de nexo.

Ainda assim, se tivermos o exemplo de Jesus como um personagem "não confiável em seu vilarejo", estaria completamente errado dentro do contexto da história tanto bíblica como da história em si como um todo. Jesus foi tanto amado como odiado por pessoas diferentes ao longo da história (e continua sendo assim até os dias de hoje). Mesmo na sua época ele tinha vários seguidores que o amavam tanto quanto pessoas as quais o odiavam.

Um bom exemplo são os próprios discípulos de Jesus. Com excessão de Judas Iscariotes, que foi um instrumento para que se cumprisse o propósito de Jesus na terra (morrer por nós), todos eram de confiança de Jesus e todos confiavam plenamente nele. Então, aí já se tem uma rede de confiança do próprio Jesus.

Até mesmo diante das autoridades da época, Jesus não tinha pelo quê ser condenado. Tanto que Pôncio Pilatos lavou suas mãos quanto a decisão do povo, porque culpa alguma via no redentor. Diferente de você, que até hoje continua a infernizar os outros e cometer atrocidades, dando uma de ser iluminado, como todo bom esquerdomacho.

No mais, nem tente se comparar com a figura gloriosa do meu salvador Jesus Cristo. Você está muito mais próximo dos demônios do que de qualquer figura santa, seja dos mártires da igreja, muito menos do próprio Cristo. Não mecha com o que é santo.

Sem comentários.

Que falsidade ideológica?

Quais ameaças de extorsão? Eu apenas disse que *se* eu quisesse divulgar. Isso é ameaça?

Você que distorce os fatos.

Aliás, por que você não pergunta diretamente à suposta "vítima" se sou tão mal assim? Acho que a palavra dela vale mais do que tudo não?

@luiza. Só perguntar.

Não sabe da missa um terço. É um papagaio que apenas repete o que outros dizem. Já provou ser um típico otário. Quer queimar a língua de novo?