Não vejo problema em vc fazer sua transação usando Nano, eu tenho dó é de quem recebe as Nano ou sei lá o que for (alguém vai ter que ficar com essa bucha, rs). É tipo segurar peso argentino, Bolívar venezuelano e etc.
Prefiro que minhas transações sejam não custodiais e sem permissão. O Nano oferece isso e o Pix não.
Discussion
Bolívar HODL
Nano HODL
Naneiros estão meio sumidos. Nao vejo nenhum faz muito tempo.
Surgiu um aqui no Nostr, rs.
O nostr:nprofile1qqsdu30k3rfkd0cpxlx0ma8m8uqyrvwlg8nn2wmzx0ej5m32rezy3ggppemhxue69uhkummn9ekx7mp0qywhwumn8ghj7mn0wd68ytnzd96xxmmfdejhytnnda3kjctv9uq3qamnwvaz7tmwdaehgu3wd4hk6tc454m0a é o primeiro e único naneiro que eu conheço no Nostr
Estou apenas dizendo que, para transações, o Nano é superior ao Pix em termos de não ter permissão e não ser custodial. Honestamente, até mesmo para o Bitcoin, já que é instantâneo por causa do DAG e não tem taxas.
O argumento de reserva de valor é uma conversa totalmente separada.
Um ponto que você citou em outro comentário e quero ressaltar é a simplicidade da Nano. A Nano tem como foco a simplicidade. Para qualquer pessoa ter acesso a Nano de maneira soberana basta baixar um carteira e configurar. Após isso tem acesso a toda velocidade e transações sem taxas na palma da mão. Já a segunda camada em outras criptomoedas como Bitcoin requer conhecimento técnico e equipamentos para não depender de serviços como a Wallet of Satoshi. Por isso que a comunidade Nano fala tanto em tornar o protocolo simples e ágil para alcançarmos a moeda digital descentralizada a qual todos possam ter acesso independente do local. E por último hoje a Nano é uma das moedas mais descentralizada em vários estudos realizados pelo coeficiente Nakamoto muito usado para estudar a centralização de projetos.