O Bitcoin apenas criará uma nova elite e enriquecerá parte da elite já existente, e descentralizará só mais um pouco a economia mundial.

A grande maioria das pessoas só vai comprar muito mais tarde, tanto por não entender, por receio de fazer besteira (principalmente pessoas mais velhas) ou por ser de um país totalmente quebrado com moeda fraca e sem intermediários, em que é praticamente impossível comprar Bitcoin.

Fora que a maior parte dos bitcoins hoje está nas mãos da população de países já ricos, que falam inglês e que entende um pouco de programação ou investimento, principalmente na capital política ou econômica desses países.

Será uma desrupção muito mais parcial do que imaginamos, tanto que logo será usado como arma política por alguns países para desvalorizar fortemente as reservas de todos os outros, destruindo a economia tanto de governos, como de uma vasta população já submetida a governos ditatoriais e altamente corruptos, incluindo o Brasil (embora o próprio governo brasileiro esteja rapidamente destruindo o Brasil com inflação, impostos, burocracias e até querendo multar ou proibir quem quer se desfazer da cidadania brasileira).

Já estamos em guerra, mas em uma guerra muito mais entre países e suas populações, não é atoa a quantidade de imigrações em massa.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Ao meu ver; as grandes corporações e governos irão dominar por completo o bitcoin; principalmente com o fim da mineração; sem a adoção massiva como moeda corrente não haverá um numero elevado de transações; os únicos que terão motivação para manter equipamentos funcionando e por consequência a rede operacional serão governos e mega corporações, portanto esses seres irão dominar a rede.

Sim, a tendência é apenas que as atuais mineradoras, exchanges e carteiras sejam absorvidas para um novo 'mercado tradicional', a população mais rica que conseguiu surfar na onda do bitcoin vá para países pontuais mais estáveis, promissores ou já ricos, e que a maior parcela da população mais pobre, ou mesmo, apenas mais restrita, não consiga sair do lugar.

É só notarmos países como Cuba, Venezuela e Coreia do Norte... O Bitcoin em 15 anos não causou nenhum impacto significativo para a população destes países, mas, por outro lado, multiplicou o capital de quem já tinha boas reservas e estabilidade econômica, e permitiu a eles ainda mais poder financeiro e liberdade, poder esse que muitos usufruem para o próprio luxo e no final só retorna às mãos de quem já tem muito poder...

Portanto, não temos hoje nenhuma região do mundo ou tecnologia livre que de fato permita a ascenção da liberdade das fatias populacionais mais 'escravizadas' no mundo, só cria ainda mais descolamento entre uma parcela mais livre e uma parcela menos livre.

Bitcoin é CBDC 2.0

Infelizmente comecei a comprar bitcoin muito tarde. Espero que ainda esteja relativamente cedo em relacao ao resto do mundo. O Brasil quebrando tbm vai ficar pior.

Muita gente não tinha idade, dinheiro ou liberdade para começar a investir mais cedo. O mercado do Bitcoin começou muito nichado e ainda continua seguindo mais ou menos o mesmo formato inicial...

Imaginando mesmo uma pessoa que junta hoje 100k de reais em Bitcoin (muito acima da média para um brasileiro médio, que hoje mal consegue manter uma poupança), ela só terá na prática 16.300 usd e que nem valerá a pena investir no Brasil devido a lambança econômica e os riscos políticos, e nem em muitos outros países, devido a alta barreira de entrada de investimento para um capital internacional tão pequeno.

Nesse exemplo, a pessoa continuará restrita em diversos aspectos, enquanto que uma parcela da população com mais poder econômico, político e acesso a informação privilegiada (e que até pode ter investido em bitcoin), pode manipular os mercados locais e lucrar ainda mais com o empobrecimento alheio. Nesses casos, até mesmo quem fez um pé de meia pode se ver tendo que gastar tudo o que tem apenas para manter o próprio sustento.

Vamos a um exercício. O que recomenda a um cidadão básico brasileiro que ganhe na Mega-Sena, com um prêmio por volta de 500 mil reais? Qual seria a solução para um simples brasileiro usar esse dinheiro para garantir independência financeira e ser livre?

Comprar 1 Bitcoin, e viver um pouco melhor.

Hoje esse valor não compra mais um BTC, triste.

Trabalhar para receber diretamente em Bitcoin é uma opção bem mais segura e plausível hoje em dia, chegar a 1btc já não seja mais tão fácil.

Com certeza. Espero nunca precisar receber salário em moeda fiduciária.

https://www.bitwage.com/

Essa empresa faz isso (permite que as empresas paguem os empregados em bitcoin). Quando arrumar um emprego, apresente a bitwage pro seu chefe ;)

Muito interessante, eu nem conhecia.

Embora tenham meios para hoje uma pessoa menor de idade já ganhar diretamente em bitcoin se tiver habilidade com algo. Como algumas pessoas, como o Peter, que pagam (ou pagavam) para fazerem artigos ou vídeos no canal/site deles.

Se não tiver conhecimento aprofundado em uma profissão mais independente:

1. Sair de um país que praticamente não permite ascenção financeira, que tem alto risco de vida e perdas totais como o Brasil, e ir para um país que mesmo trabalhando em algo básico consiga ascender econômica e profissionalmente. Tal como qualquer pessoa com a mínima noção tentaria fugir da Coreia do Norte, de Cuba e da Venezuela, para um país rico.

2. No novo país, juntar dinheiro para se consolidar em uma profissão mais independente do país em questão, como profissões voltadas ao mercado digital, como produção, narração ou edição de vídeo, programação, design gráfico, redação de textos ou livros, atendimento online e etc. Se der para fazer isso já antes, com baixo risco, melhor ainda.

3. Juntando um bom dinheiro nisso, investir na teoria das bandeiras (residencias ou cidadanias) e até se mudar para um país mais crescente, estável, barato e praticamente sem impostos para capital estrangeiro, onde não haja problema de trabalhar online e caso algo dê errado o custo de mudar de país seja baixo (como no fronteirismo).

4. Caso tudo piore rapidamente ao mesmo tempo, como já aconteceu a poucos anos atrás, ter em vista a sua própria subsistência em água, energia e alimentos, e outros meios de apoio como uma rede de contatos que tenham a mesma visão que você e possam ajudar em algo.

5. Embora pouquissimos cheguem a esse ponto, se já tiver um bom dinheiro e queira amortizar riscos mais globais, investir antecipadamente em alguma solução de negócio que tanto te dê dinheiro, como também reduza os seus próprios riscos, tal como soluções descentralizadas que ainda não existem ou que são muito escassas: Transporte descentralizado de pessoas ou produtos, um sistema descentralizado de segurança privada, uma economia circular local baseada em Bitcoin e etc... Se algo assim não surgir, os riscos no mundo atual ainda serão significativos.

Estou na mesma situação, mas no meu caso, foi nascimento.

É claro que é um pouco frustrante ver gente com as mesmas ideias já adultos e ganhando dinheiro pra ter mais, ou mesmo que comprou muito tempo atrás.

Porém, é certo que se considerarmos o longo prazo, é só o começo.

Uma dica, faltam muitas soluções de negócios voltadas para o Bitcoin ou para formas de descentralização... Até porque Bitcoin por si só não gera Bitcoin.

Só que ter conhecimento ou meios para isso normalmente exige cada vez mais etapas para qualquer mero mortal brasileiro, por isso temos que pensar de forma bem estrategica e com planos de anos mais a frente, visando evitar os possíveis riscos e outras alternativas no que pretendemos, senão ficamos parados dependendo do mercado e da política.