A especiação ocorre quando as populações de um ser vivo se separam, passando a ser selecionadas em diferentes ambientes e sendo pressionados ao longo do tempo (pela sobrevivência e reprodução de alguns individuos) outra linha de comportamento e forma física.

Nos animais, se percebe a especiação quando membros de populações separadas de uma mesma espécie sofrem muito afastamento físico e genético, a ponto de ter dificuldade ou não conseguir mais reproduzir entre populações.

Pegando por exemplo raças de cachorro, mesmo que a genética seja compatível, uma raça pode ser muito maior que a outra e elas passarem a ter muita dificuldade de reproduzir, e divergindo cada vez mais, tendem a gerar ao longo do tempo diferentes espécies.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Pug em 1745 (pintura de Willian Hogarth com o cachorro dele) / Pug hoje:

Os cachorros sofreram alta seleção de cruzamentos e filhotes pelo ser humano e ao longo dos ceculos foram sendo modificados para o intuito pretendido. O Pug foi sendo modificado para ser um pet, ou melhor, para ser cada vez mais parecido com um bebê humano (muito dependente, fucinho curto, partas curtas e não late direito)...

A natureza faz coisas parecidas, mas tende a ser em tempos bem maiores.