Calvino nunca estabeleceu um poder descentralizado, mesmo que tenha pregado isso.
Ademais, todos os movimentos que levaram a criação do estado moderno pode ter pretendido, sob sua superfície (no discurso), alguma descentralização de poder, entretanto, o que se conseguiu, sendo exatamente o que se pretendia ocultamente alcançar, foi a centralização de poder mais violenta da história humana.
Se Calvino quis o oposto, a bala que ele atirou deu uma volta de 180 graus e atingiu sua própria testa.
Ademais, atribuir tal feito a Calvino é superestima-lo demais, pois na fila do pão, ele não influenciou quase nada se for comparar com os verdadeiros players dessa seara.
Conclusão:
Calvino nunca quis descentralizar poder, embora tenha pregado alguma coisa análoga a isto; e nunca conseguiu centralizar como ele realmente queria e praticava. Ele exerceu um totalitarismo de nível semelhante ao que pratica hoje o supremo terreiro de macumba. Entretanto, atribuir a ascenção da mentalidade revolucionária a ele como faz uma ala católica é tolice.
nostr:nevent1qqst55mjrq265glfl5nt06zcvhn6gm3s6sgtxsz0nx7jauflu8ygyggpz3mhxue69uhkummnw3ezummcw3ezuer9wcpzqtwey59j3a3v03y5z469gg7srlllwsyymcld0egn0xznhehf9qrjqvzqqqqqqyuknm7l