Lula quer dar lição de diplomacia a Trump
O https://revistaoeste.com/tag/lula/
chamou a discussão entre os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, de “cena grotesca”. O petista deu a declaração neste sábado, 1º.
Lula afirmou que Trump humilhou Zelensky, no encontro realizado nesta sexta-feira, 28, em https://www.whitehouse.gov/
, capital dos Estados Unidos.
"Sinceramente, não sou diplomata”, disse o petista. “Mas acho que a diplomacia, desde que o planeta Terra foi criado, não via uma cena tão grotesca, tão desrespeitosa como aquela que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca.”
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
Na ocasião, https://revistaoeste.com/mundo/trump-zelensky-durissimo-confronto-casa-branca/
. O norte-americano também destacou os US$ 350 bilhões enviados pelo ex-presidente Joe Biden à Ucrânia para apoio militar.
“Você está jogando com a terceira Guerra Mundial”, disse Trump. “Demos a você, por meio daquele presidente estúpido, US$ 350 bilhões. Demos a você equipamento militar. Você é corajoso, mas usou o nosso equipamento militar. Se você não tivesse o nosso equipamento militar, esta guerra teria acabado em duas semanas.”
https://twitter.com/hoje_no/status/1895539207591919973
Lula argumentou que a retaliação do político norte-americano foi desrespeitosa. Ele acredita que o embate na Casa Branca deve prejudicar a União Europeia.
"Acho que o Zelensky foi humilhado", considerou Lula. "Acho que, na cabeça do Trump, o Zelesnky merecia isso. Acho que a União Europeia foi prejudicada. É bem possível que a Europa fique responsável pela manutenção da Otan e é bem possível que a Europa seja responsabilizada pelo desastre que está acontecendo.”
O petista afirmou que o conflito provocado pela ofensiva russa, "na verdade, não é um problema de nenhum país", mas sim "responsabilidade de gente que não quer discutir a paz e que prefere discutir a guerra”.
No passado, Lula disse que resolveria o conflito em "mesa de bar"
Em março de 2022, Lula afirmou que resolveria a guerra entre Rússia e Ucrânia "numa mesa de bar". Durante o evento Democracia e Igualdade, realizado pela Universidade do Rio de Janeiro e pelo Grupo de Puebla, o petista apresentou sua proposta para o cessar-fogo.
“O povo quer paz, o povo precisa de paz”, disse Lula. “A quem interessa essa guerra? Aqui, no Brasil, a gente conversaria com cerveja, numa mesa de bar. Se não fosse na primeira cerveja, seria na segunda, ou até a caixa acabar.”
https://www.youtube.com/watch?v=TO6fZpq8xnI
+ Leia também: https://revistaoeste.com/politica/yamandu-orsi-toma-posse-no-uruguai-com-a-presenca-de-lula/
O post https://revistaoeste.com/politica/lula-quer-dar-licao-de-diplomacia-a-trump/
.
https://revistaoeste.com/politica/lula-quer-dar-licao-de-diplomacia-a-trump/