Sim. E não, não é coisa de bonobo, desde que de forma justa. Já ouviste falar de legitima defesa? Violência não deve ser confundido com crime.
Essa passividade foi inculcada nos escravos bonobos para não se rebelarem contra os mestres. Eu pessoalmente acresito que talvez alguns judeus que sempre foram perseguidos e que levavam a culpa de tudo, e que não tinham um Estado, utilizaram a melhor estratégia que foi ficar na encolha. (Depois que criaram o estado de Israel "soltaram a franga" e míssil p todo lado).
Graças a essa ideia de não violência dos meios liberais, temos "filósofos" falando em rádio e tv sobre o monopólio da violência do estado com a maior naturalidade, como se fosse algo bom e civilizado, e quase ninguém estranha.
Alguém ser manso (meek para ser mais preciso) e promover a paz é diferente de ser um "pacifista", de deixar o mal ganhar força, como fizeram os franceses frente a ameaça nazista no pré-2nda guerra.
Pessoal fala tanto aqui de liberdade de expressão, liberdade disso, daquilo... se vc não tem liberdade de agir contra o mal, até de forma violenta quando necessário, então que liberdade é essa?