Casamento não é necessariamente ruim, mas as empresas hoje em dia tem um incentivo pra "escravizar" funcionários casados, especialmente homens heterossexuais com família.

https://pomf2.lain.la/f/t3xnjut5.webm

Conforme a sociedade evolui, as pessoas preferem cada vez mais trabalhos rápidos, autônomos, livres, online, tempo de sobra e outras coisas.

Em um livre mercado, se você está insatisfeito, pode se demitir e buscar um lugar mais acolhedor, mas o Estado distorce essa dinâmica.

Pra manter a "lealdade", se uma empresa não consegue ter um bom ambiente de trabalho e reciprocidade, a pressão psicológica vira uma alternativa, e que é mais eficaz quando vem do círculo social do trabalhador, em especial o homem casado, com esposa e filhos.

Não se trata de um chefe insistindo para que você fique, é uma rede de pessoas ao seu redor, que por vezes, sua própria família, esposa e filhos não te dando tempo pra aprender coisas novas e sair desse trabalho.

Esse tipo de empresa cria barreiras na hora de contratar, como várias entrevistas de emprego, provas sem sentido, fases de contratação e diversas burocracias, só pra oferecer salários que não valem a pena, mas para o candidato ansioso, exausto ou pressionado psicologicamente pela própria família, parece uma grande conquista e vantagem.

Aos poucos, venho vendo cada vez mais canais com tema "Subemprego" (Assim como a pouco tempo atrás, viralizou o tema "Bostil" no Youtube), e muitos são jovens adultos da geração Z desistindo da CLT ou homens casados que estão se sentindo "Presos" e sem saída no trabalho.

Casamento não é uma fase necessária pra vida, é opcional com muita responsabilidade, e hoje isso te torna um alvo vulnerável se você não estiver sólido economicamente e mentalmente.

Não trate relacionamentos sérios sem seriedade, nem aceite perder tempo com empresas colocando muita burocracia na sua frente enquanto dizem "Queremos você".

Vídeo do rapaz comentando o assunto:

https://m.youtube.com/watch/yjQp-dJ75gw

nostr:naddr1qqd55n6jfeq5cj2nf48j6nkrsd8j632n2npczt2dfaf9gnczyrvvsrjnp9xgqysjendxg6x2q7fldu73ajnf5e2h7uspp9tjl7jvxqcyqqqgdasy2kfg4

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Nunca parei pra pensar nisso, realmente faz sentido esse tanto de empresa ficar querendo funcionário casado pobre cheio de filhos pq é "Leal", leal o cacete, ele só tá lá pq não tem muito o que fazer e precisa de dinheiro o quanto antes.

E que bom que o pessoal tá fazendo vídeos revoltados com Subemprego, geração Z putassa e não indo pra "Segunda fase" de entrevista de emprego, fazendo essas provinhas nada a ver e no fim receber salário lixo.

Ideias boas não precisam de tudo isso, se quer o funcionário, então contrata logo e dá um bom ambiente de trabalho

Todo trabalho que tive foi por amigos e contatos. Só participei de uma seleção uma vez e achei ridículo essas psicólogas de RH, bando de PNC, avaliando candidatos para funções que elas mesmo nem fazem ideia de como exercer.

Na seleção eu conversei com uns caras bons, que manjavam e que foram sumariamente cortados 😂 Ali percebi que era tudo empulhação porque fui contratado, junto com mais 3: dois maconheiros braço curto e 1 menina que vivia de atestado.

Não duraram nada lá. No fim sai para trabalhar com um colega. Melhor coisa. Ambiente corporativo e RH não dá pra mim.