Boa tarde à todos! Há alguns dias finalizei um “artigo” sobre microexpressões faciais, ele está público e deixarei o link aqui embaixo. Esse tema não se relaciona com minhas áreas, mesmo assim me propus a escrever essa análise, tudo aconteceu após meu treinador, que também é um amigo próximo, cometer alguns erros ao falar da confiabilidade da “ciência” das microexpressões faciais (sobretudo as de engano), após isso, dentro de semanas o artigo estava feito. Aqui está:
Discussion
Você sustenta que as microexpressões não deveriam ser usadas como ferramenta definidora para afirmar categoricamente que uma pessoa está mentindo, simulando ou enganando, certo?
Caso seja, não poderiam ao menos servir como indicativos para investigar mais profundamente a situação?
Se por exemplo alguém é suspeito de cometer um crime e durante o interrogatório ela causa ainda mais suspeita de que está mentindo pela expressão facial, isso não poderia ser usado como base para fazer mais perguntas e investigações?
Sim. Você está certo, eu tomei uma posição crítica demais e sei que pareceu as vezes que eu recuso 100% as MEF. Mas não, é um tópico muito importante e deve ser mais estudado (há poucas fontes, poucos estudos confiáveis) então até lá eu evito confirmar as MEF como “ciência” puramente falando, chamo de pseudociência aplicada (porque também não é “pseudo” puramente falando).
Até lá, até os estudos sobre elas serem mais completos, será só um indicativo mesmo.
Seja bem vindo ao Nostr amigo, caso ainda não tenha uma build, acesse a nossa https://media.libernet.app e pode sincronizar com seu client que ela tem NIP-96 e Blossom. Boa sorte por aqui